INSCREVA-SE

UX Design: uma pós com grandes referências

content

É provável que você já tenha ouvido falar bastante em termos como designer de experiência ou UX Design.

Mas você sabe do que se trata exatamente esse termo? Nesse artigo, vamos explicar o que é o UX Design, como ele surgiu e ainda quem o criou.

Quer ficar por dentro desse universo? Então, siga essa leitura.

O que é UX Design?

O termo “UX” é uma abreviação para User Experience. Nesse sentido, UX Design, em tradução literal, significa Design de Experiência do Usuário.

Portanto, o UX Design pode ser definido como uma área que desenha estratégias para garantir ao usuário a melhor experiência com um produto ou serviço. Ou seja, o objetivo é garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível.

Já Don Norman, cientista cognitivo que ajudou a popularizar a expressão, vai além em sua definição.

“User Experience é tudo. É a forma com que você sente o mundo, a forma como você experiencia a sua vida e a forma como você experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador”.

Mas o que faz um UX Designer? E quais as possibilidades de carreira?

O Ux Designer é quem vai participar ou conduzir projetos ligados à experiência do usuário. Esses projetos vão desde a pesquisa, passando por protótipos e testes, até a implementação.

As possibilidades de carreira para um UX Designer são diversas. Entre as principais estão:

  • UX Researcher: responsável pelas pesquisas com usuários e análise de estratégias de negócio.
  • Information Architect: estrutura conteúdos que serão usados em interfaces.
  • UI/UX Developer: mescla programação e design para desenvolver interfaces.
  • Usability Analyst: realiza testes e garante a usabilidade de interfaces.
  • UX Writer: redige textos que solucionam as dores do usuário.
  • Product Designer: participa de todas as etapas e, por isso, precisa entender tanto de UX Design, como de UI Design.

Descubra também 4 livros essenciais para iniciantes em UX.

E, afinal, quem é Don Norman?

Don Norman é Design Thinker, cientista cognitivo e considerado o pai do termo UX. Ele já foi, inclusive, vice-presidente da Apple.

Aliás, foi justamente quando estava na vice-presidência, em 1990, que Don Norman cunhou o termo “UX”. Isso porque, ele acreditava que as definições como interface do usuário e usabilidade limitavam o entendimento sobre o que o trabalho dele representava. Então, ele decidiu renomear o seu cargo para “User Experience Architect Group”.

Mas a sua experiência não para por aí. Don Norman também é professor emérito de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia em San Diego. Bem como, professor de ciência da computação na Universidade Northwestern.

Além disso, leciona na Universidade de Stanford, é co-fundador do Nielsen Norman Group e autor de “The Design of Everyday Things”.

Em PUCRS Online, é professor convidado da pós-graduação em User Experience Design and Beyond, onde você aprende lições valiosas sobre o design centrado no usuário.

Viva a experiência de aprender com grandes referências como Don Norman e transforme a sua trajetória pessoal e profissional.

Seja especialista, seja PUCRS Online.

Comentários