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UX design: boas práticas para aumentar as vendas

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UX design é a resposta para negócios que buscam aperfeiçoar seus produtos digitais e se aproximar com clientes. Assim, também é uma excelente ferramenta de marketing para qualificação do desempenho das vendas.

Sabe toda a jornada que um consumidor tem com um produto ou serviço oferecido? A ela se dá o nome de experiência do usuário, conhecida como UX, sigla do termo em inglês User Experience.

Já o UX design é voltado à otimização das experiências dos usuários em canais digitais, como sites e aplicativos. Ou seja, desenvolve-se o design a partir do perfil do cliente, aumentando as oportunidades de conversão. Dessa forma, também se atria novos consumidores e se fideliza os antigos.

Além disso, há um salto na produtividade interna e uma redução nos custos de produção e venda, aumentando o lucro dos negócios.

Mas qual a relevância do UX aos negócios? As organizações que aderem às práticas para aperfeiçoar a experiência do usuário registram aumento das vendas em aproximadamente 40%.

Leia também o artigo “Lives commerce: conheça essa tendência de consumo”.

Boas práticas de UX design para empresas

Como vimos, é possível tornar a jornada de compradores mais satisfatória, demonstrando maior cuidado das empresas com seus clientes. Por isso, investir no design direcionado ao usuário é fundamental.

Descubra algumas das muitas práticas de UX design que podem auxiliar no crescimento dos negócios:

Pensar acessibilidade é sinônimo de alcance

Ao desenvolver a estrutura do design de um site, por exemplo, é necessário focar nas experiências anteriores dos cliente, mas nas futuras que o design poderá trazer. Cores que facilitam a visualização e letras em tamanho adequado à leitura são alguns dos pontos de atenção.

Ter uma identidade visual e funcional

Desenvolver um design atrativo e funcional significa unir estética com organização. Ou seja, criar uma interface simples, mas bela, para que os clientes não tenham dificuldades para encontrar o que procuram. Inclusive o que você quer que eles encontrem para realizar a conversão.

Facilitar o uso por parte dos clientes

Não basta ser funcional e esteticamente adequado, a boa experiência se julga também pela facilidade no uso. Dessa forma, a interface do site ou aplicativo necessariamente precisa ser intuitiva e com informações claras.

Acompanhar o desempenho

Por fim, o UX design deve ser acompanhado de perto. Afinal, somente por meio das métricas e alcance conseguirá identificar se está sendo efetivo e funcional com o cliente.

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