UX design: boas práticas para aumentar as vendas

ux-design-blog-pucrs-online

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

UX design é a resposta para negócios que buscam aperfeiçoar seus produtos digitais e se aproximar com clientes. Assim, também é uma excelente ferramenta de marketing para qualificação do desempenho das vendas.

Sabe toda a jornada que um consumidor tem com um produto ou serviço oferecido? A ela se dá o nome de experiência do usuário, conhecida como UX, sigla do termo em inglês User Experience.

Já o UX design é voltado à otimização das experiências dos usuários em canais digitais, como sites e aplicativos. Ou seja, desenvolve-se o design a partir do perfil do cliente, aumentando as oportunidades de conversão. Dessa forma, também se atria novos consumidores e se fideliza os antigos.

Além disso, há um salto na produtividade interna e uma redução nos custos de produção e venda, aumentando o lucro dos negócios.

Mas qual a relevância do UX aos negócios? As organizações que aderem às práticas para aperfeiçoar a experiência do usuário registram aumento das vendas em aproximadamente 40%.

Leia também o artigo “Lives commerce: conheça essa tendência de consumo”.

Boas práticas de UX design para empresas

Como vimos, é possível tornar a jornada de compradores mais satisfatória, demonstrando maior cuidado das empresas com seus clientes. Por isso, investir no design direcionado ao usuário é fundamental.

Descubra algumas das muitas práticas de UX design que podem auxiliar no crescimento dos negócios:

Pensar acessibilidade é sinônimo de alcance

Ao desenvolver a estrutura do design de um site, por exemplo, é necessário focar nas experiências anteriores dos cliente, mas nas futuras que o design poderá trazer. Cores que facilitam a visualização e letras em tamanho adequado à leitura são alguns dos pontos de atenção.

Ter uma identidade visual e funcional

Desenvolver um design atrativo e funcional significa unir estética com organização. Ou seja, criar uma interface simples, mas bela, para que os clientes não tenham dificuldades para encontrar o que procuram. Inclusive o que você quer que eles encontrem para realizar a conversão.

Facilitar o uso por parte dos clientes

Não basta ser funcional e esteticamente adequado, a boa experiência se julga também pela facilidade no uso. Dessa forma, a interface do site ou aplicativo necessariamente precisa ser intuitiva e com informações claras.

Acompanhar o desempenho

Por fim, o UX design deve ser acompanhado de perto. Afinal, somente por meio das métricas e alcance conseguirá identificar se está sendo efetivo e funcional com o cliente.

Seja expert em User Experience

Aprofunde seus conhecimentos em um mercado de crescimento exponencial, promovendo as mudanças que os negócios buscam. No PUCRS Online você está mais perto das transformações que deseja para sua carreira.

Conheça a pós-graduação em User Experience Design and Beyond, e tenha Don Norman, um dos designers mais influentes do mundo, como professor. Este é o momento ideal para você evoluir.

Comentários 0