Terapia Online: 5 benefícios de adotar o modelo

benefícios da Terapia Online, vantagens da psicóloga online, motivos de adotar terapia online, vantagem terapia virtual

Quais as vantagens de optar por um modelo de terapia online?

Bom, os benefícios de fazer terapia por si só já são notórios. Aprimorar o autoconhecimento ajuda na busca da verdadeira essência e, através de questionamentos e reflexões, o caminho para o verdadeiro “eu” se torna mais visível.

Entretanto, com a pandemia do coronavírus avançando, foi preciso encontrar alternativas e novos caminhos para seguir cultivando uma vida saudável e feliz.

Neste novo cenário em que vivemos, o modelo de terapia online foi crescendo de forma consistente.

Uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Zenklub e realizada no primeiro trimestre de 2021, apontou que a quantidade de horas aproveitadas em sessões de terapia online no Brasil aumentou 1.856% em relação a 2019. Isto é, os brasileiros passaram mais de 80 mil horas em sessões online no último ano.

Pensando nisso, separamos 5 vantagens que a terapia online pode oferecer para quem a pratica para você desenvolver todo o seu potencial. Confira:

5 vantagens de fazer terapia online:

1- Facilita a comunicação

Alguns temas podem ser mais delicados de serem tratados frente a frente. Com a terapia online, é possível que o paciente se sinta mais à vontade em abordar determinados assuntos.

Por isso, é comum muitas pessoas escolherem essa modalidade, pois acreditam que facilita a comunicação. Afinal, se sentem mais à vontade para dividir suas questões.

2- Permite maior flexibilidade de horários

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de investir na saúde mental por acreditarem que não terão tempo suficiente para as sessões. A terapia online permite uma maior flexibilidade nessa questão.

O atendimento virtual, por ser mais dinamico e prático, proporciona mais horários disponíveis e mais opções de profissionais. Sendo assim, você pode escolher o melhor horário que se encaixa melhor na sua rotina.

3- Oferece mais praticidade e dinamismo

A terapia online também oferece mais praticidade e dinamismo. Afinal, você pode realizá-la de onde estiver no momento e no horário que puder.

Pessoas muito atarefadas podem optar por esse modelo. Assim, nem mesmo aquela viagem inesperada servirá de empecilho para o seu compromisso com a saúde mental. Você pode cuidar do seu bem estar de qualquer lugar do mundo, sem estresses ou complicações.

4- Evita deslocamentos desnecessários

Se deslocar até o consultório sempre no mesmo horário pode ser difícil para rotinas muito apertadas. Entretanto, com a terapia online esse problema desaparece.

Basta um computador com conexão à internet, bem como um espaço reservado, seja no escritório ou em casa, para garantir a privacidade durante a consulta.

5- É ideal para o período de quarentena

O que pode ser melhor em época de quarentena, isolamento e afastamento social?

Afinal, as pessoas não podem sair de casa para iniciar ou continuar um tratamento. Assim, a terapia online se mostra a opção mais segura e benéfica para o momento.

Além disso, descubra também 3 livros para ajudar a cuidar da sua saúde mental.

Achou interessante? Então, aproveite outras opções ainda mais interessantes que temos para você seguir se desenvolvendo.

Conheça a pós-graduação em Psicologia: Intervenção e Atendimento Online e aprofunde-se nas ferramentas, tecnologias e intervenções que otimizam a atuação profissional no contexto atual.

A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter uma metodologia que garanta uma excelente experiência. Então, escolha um caminho completo, original e de excelência.

Seja PUCRS Online. Matricule-se agora.