Técnica Feynman: como aprender em 4 passos

técnica-feynman-como-aprender-em-4-passos

A técnica Feynman foi desenvolvida por Richard Feynman, um brilhante físico norte-americano, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965.

Conhecido por sua habilidade de encontrar soluções práticas para problemas complexos, Feynman era um crítico sobre a forma como as pessoas estudam.

Achava errado a forma como os estudantes priorizavam a memorização ao invés do raciocínio. Para ele, saber o nome de algo e realmente conhecer algo eram coisas diferentes.

Assim, em busca de corrigir essa falha, desenvolveu a Técnica Feynman. O método consiste em quatro passos simples onde estudantes conseguem aprender qualquer conceito mais facilmente.

Vamos ver, então, essa forma de estudar e desenvolver seu conhecimento sobre qualquer assunto.

Os 4 passos para aprender qualquer coisa com a Técnica Feynman

1. Escolha um assunto

Primeiro é preciso definir o que você deseja aprender. Lembre-se de ser específico, isto é, não escolha temas muito amplos, mas sim um tópico mais focado. Logo após, escreva o assunto escolhido e também tudo que você sabe sobre este tema.

2. Ensine sobre o assunto escolhido para alguém

O segundo passo desse método é ensinar o assunto escolhido para outra pessoa. Aqui você vai usar o roteiro construído anteriormente. O ideal é você explicar como se estivesse esclarecendo para uma criança de 7 a 10 anos. Isto é, que você ensine sobre o assunto em termos de fácil compreensão. O foco é no que você ensina, e não no que o outro aprende. Afinal, quem está estudando é você.

3. Identifique falhas na compreensão do assunto

Conforme você for ensinando o assunto escolhido, você vai perceber as partes sobre o tema que precisam de um melhor entendimento. Novas perguntas vão surgir e você vai identificar lacunas no conhecimento. O terceiro passo da Técnica Feynman é exatamente esse: identificar essas falhas na compreensão. Depois disso, você deve anotar essas brechas de compreensão e estudar os conceitos novamente. Não esqueça de adicionar tudo que você aprender novamente às folhas de anotações.

4. Revise e simplifique o conhecimento

O último passo da Técnica Feynman é revisar e simplificar ainda mais a linguagem. A ideia é que qualquer pessoa possa entender o que você está dizendo. Evite os termos técnicos dos livros, use sempre palavras de fácil compreensão. Se possível, tente relacionar com as ações do cotidiano. Assim, será possível aprofundar ainda mais a compreensão.

Líderes precisam ser especialistas em suas áreas de conhecimento. Aprenda mais facilmente com essa técnica e torne-se o profissional que o mercado busca.

Que tal começar a colocar em prática a Técnica Feynman com um de nossos cursos? Conheça as opções em que você pode aprimorar suas competências de forma permanente e significativa.

Aliás, descubra qual modalidade de ensino é ideal para você.

Avance a sua carreira com o PUCRS Online. Matricule-se agora e garanta até 20% de desconto. Nenhuma outra universidade oferece tantos diferenciais.

Comentários 0