Quem é Don Norman

Diretor do Laboratório de Design da Universidade da Califórnia em San Diego, Don Norman é considerado o pai do termo “UX”.

Foi um dos vice-presidentes da Apple, responsável pelo Grupo de Tecnologia Avançada e executivo da Hewlett Packard e da UNext, uma empresa de educação à distância.

Um dos fundadores, presidente e editor do jornal da Cognitive Science Society. Ex-membro do corpo docente da Universidade de Harvard, e professor emérito da University of California, em San Diego.

Atualmente, é professor honorário da Faculdade de Design e Inovação da Universidade de Tongji, em Xangai. Além de conselheiro e membro do conselho de várias empresas e organizações.

É membro da National Academy of Engineering e um companheiro do American Academy of Arts and Sciences. Co-fundador do Nielsen Norman Group, uma empresa de consultoria executiva, Don Norman, portanto, ajuda empresas a produzir produtos e serviços centrados no ser humano.

Seus estudos trazem uma combinação única de ciências sociais e engenharia para os produtos do dia a dia. Em sua abordagem, está o design centrado no ser humano e na atividade, bem como, o conhecimento da ciência cognitiva, engenharia e negócios com design.

Sua consultoria, assessora principalmente a estratégia da empresa e a estrutura organizacional. Afinal, são elas que determinam o sucesso da empresa.

Contudo, muitas vezes, ele identifica que as pessoas até entendem como fazer produtos melhores. Entretanto, questões organizacionais e estratégicas bloqueiam o progresso.

Autor de vários livros, incluindo The Design of Everyday Things, ele é membro da Industrial Designers Society of America. Além disso, faz parte do Conselho de Curadores do Instituto de Design do IIT em Chicago. E também é um IDEO Fellow.

Em PUCRS Online, ele ministra a matéria “Design Centrado no Usuário”, na pós-graduação em User Experience Design and Beyond.

Áreas de Interesse de Don Norman

Design, Usuário, Experiência, Experiência do Usuário, Ideação, Prototipação, Gestão de Equipes e Inovação.

Aproveite e conheça também a trajetória de Wendy Beatriz, pós-Doutora na área de Empreendedorismo, Estratégia, Planeamento e Inovação em Negócios.