INSCREVA-SE

Quem é Daniel Kahneman

content

Daniel Kahneman é vencedor do Prêmio Nobel de Economia e um dos maiores especialistas do mundo em Economia Comportamental.

Sendo uma referência mundial sobre economia comportamental, Daniel Kahneman é protagonista de grandes contribuições no meio por seus estudos, nos quais a ideia central é sobre o modo como o homem é programado a agir instintivamente, independente de sua capacidade técnica. Com isso, colocou em cheque a exatidão dos profissionais envolvidos com o mercado financeiro.

Integrante de uma das duplas mais brilhantes da área acadêmica das últimas décadas, juntamente com seu parceiro Amos Tversky, Kahneman combinou a economia com a ciência cognitiva. Com objetivo de explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco, criaram teorias com bases lógicas e experimentais, que buscavam analisar e entender a instabilidade do comportamento humano.

Além de vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Kahneman conquistou diversos outros reconhecimentos, como Award for Social Science e National Academy of Sciences Best Book Award, pelo seu best-seller “Thinking, fast and slow”.

Currículo de Daniel Kahneman

Formado em Matemática e Psicologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém em 1954. Após esse período, serviu nas forças de defesa israelitas, essencialmente em Psicologia.

Já em 1958 viajou para os Estados Unidos, onde obteve doutorado em Psicologia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1961.

Hoje, é professor convidado dos cursos de pós-graduação e MBA do PUCRS Online:

  • Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, com Gilles Lipovetsky
  • Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, com Angela Davis
  • Gestão, Governança e Setor Público, com Ricardo Viana Vargas
  • Marketing, Branding e Growth, com Martha Gabriel e Philip Kotler
  • Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais, com Gustavo Cerbasi
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, com Paul Bloom e Torrie Dunlap

Áreas de interesse

Economia e Psicologia

Comentários