INSCREVA-SE

Quem é Christos Christou

content

Christos Christou é presidente internacional do Médicos Sem Fronteiras, uma ONG que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência. Por exemplo, em casos de conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social.

Juntou-se ao MSF em 2002, quando sua primeira missão foi em um campo na Grécia, trabalhando com migrantes e refugiados. Anteriormente, atuou como médico em um projeto sobre HIV e AIDS na Zâmbia, entre 2004 e 2005.

Após um período afastado das missões, enquanto treinava como cirurgião, retornou em 2013 às missões de MSF em várias zonas de conflito e contextos inseguros. Entre eles, Sudão do Sul, Iraque e, mais recentemente, Camarões, como cirurgião de emergência e trauma.

Na MSF, foi secretário-geral, vice e presidente do Conselho de diretores de MSF da Grécia em 2005. Posteriormente, assumiu sua atual posição de presidente internacional em junho de 2019.

Além do Médicos Sem Fronteiras

Nascido em Trikala, na Grécia, formou-se em Medicina pela Aristotle University em Thessaloniki. Também é mestre em Saúde Internacional e PhD pela Universidade de Atenas, onde também integra o corpo docente.

Além disso, é professor convidado da pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Online. Nesse curso do PUCRS Online, orienta encaminhamentos viáveis em situações de crise e violência no contexto online, considerando suas restrições éticas e legais.

Aliás, especializou-se em Cirurgia Geral e de Emergência na Unidade de Cirurgia e Transplante do Hospital Evangelismos em Atenas. Em 2013, mudou-se para Londres, trabalhando no King’s College Hospital. Cinco anos mais tarde, tornou-se consultor de cirurgia colorretal e de emergência no North Middlesex University Hospital.

Conheça também a trajetória de Wilmar Schaufeli e Jay Belsky.

Áreas de interesse de Christos Christou

Assistência humanitária em Saúde, Cuidados de Saúde e Bem-Estar, Saúde, Medicina, Consultoria em Saúde, Cirurgia e Proctologia.

Comentários