QR code: entenda os benefícios dessa aplicação

QR code

A tecnologia QR code foi criada em 1994, no Japão, por uma empresa do grupo da Toyota, e desde então vem trazendo soluções para os mais variados segmentos. Inclusive, você sabia que ela pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio?

Isso porque, atualmente, as tecnologias são cada vez mais essenciais para mover a economia. Assim, empresas que estão atentas a essas evoluções, melhoram seu desempenho e conquistam mais clientes. Além de, é claro, também manter aqueles que já fazem parte de sua história.

Sendo assim, entenda melhor esse conceito e descubra como funciona a aplicação nos negócios.

O que é um QR code?

O QR Code, nada mais é que um gráfico 2D. Nele estão todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam números de telefone, SMS, textos ou até mesmo sites. A palavra é um acrônimo de “Quick Response”, que em inglês, significa, “código de resposta rápida”.

Assim, essa aplicação pode ser entendida como códigos bidimensionais que armazenam uma grande quantidade de informações. Nesse sentido, quando o QR Code é escaneado, ele transmite essas informações.

Entretanto, diferentemente dos códigos de barras tradicionais, os QR codes podem ser lidos pelas câmeras de celulares, bem como por aplicativos gratuitos que podem ser baixados nos smartphones.

Mas, afinal, quais os benefícios para o negócio?

Essa aplicação apresenta inúmeras utilidades para o mundo empresarial. Sendo assim, ela pode ser mais uma importante ferramenta de comunicação para o seu negócio. O Qr Code pode atuar na melhoria da identidade e divulgação da sua marca, por exemplo. Além disso na proximidade com o público-alvo e no controle financeiro.

Entre outras vantagens para o negócio, estão:

Receber pagamentos

Receber pagamentos através do QRcode é uma maneira muito mais simples e rápida. O recurso dispensa o contato com as maquininhas de cartão e os códigos pode ser gerados de graça. Além disso, os clientes só precisam dos seus celulares para realizar a leitura.

Promover produtos e serviços

Como vimos, essa aplicação permite armazenar várias informações importantes a custo praticamente zero. Portanto, pode ser uma forma da sua empresa divulgar produtos, serviços e promoções. Basta armazenar no QR code e distribuir por aí o código.

Realizar pesquisas

Outra maneira legal de implementar o QR Code no seu negócio é para realização de pesquisas. Assim, você pode conhecer melhor o seu público de uma maneira interativa e inovadora.

Acompanhar resultados

Através de algumas ferramentas de análise de dados é possível verificar quantas pessoas acessaram o link do seu QRcode e quais páginas foram acessadas, por exemplo. Assim, você consegue acompanhar os resultados e ver se determinada estratégia deu certo.

Entenda também o que está por trás da tecnologia do PIX.

Gostou? Então, vá além. Conheça o MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data e descubra como utilizar de forma prática as principais tendências em tecnologia para administrar, liderar equipes e construir negócios tecnologicamente competitivos.

A tecnologia é a chave para o sucesso dos negócios de hoje e do futuro. Faça parte com PUCRS Online.

Comentários 0