INSCREVA-SE

Porque se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Neste artigo, descubra porque se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mas antes, é fundamental saber o que ela é, os objetivos dessa técnica e como se dá a relação entre profissional da área e paciente.

Sendo assim, Terapia Cognitivo-Comportal é uma técnica de psicoterapia que trabalha com um conjunto de técnicas diretivas e com enfoque em metas de resolução.

Consequentemente, é uma técnica que prioriza a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à situação que lhe causa dor, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Aliás, a Terapia Cognitiva-Comportamental é uma das abordagens da Psicologia que melhor tem solucionado transtornos psicológicos de todos os tipos. Entre eles:

  • Estresse pós-traumático
  • Depressão
  • Transtorno de ansiedade
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno obsessivo-compulsivo

Outro ponto é a origem da Terapia Cognitiva-Comportamental. Três aspectos contribuiram para o que conhecemos hoje como TCC: as pesquisas fisiológicas realizadas na Rússia desde o final do século XIX; o surgimento do behaviorismo nos Estados Unidos em 1913; e os avanços em desenvolvimento da Psicologia da aprendizagem.

Terapia Cognitivo-Comportamental e seus benefícios

Afinal, por que se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental? Porque o cenário mundial registra aumento no número de casos de transtornos mentais em razão da pandemia.

Desde o início do isolamento social, houve um aumento de 90,5% nos casos de depressão entre os brasileiros, conforme estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Diante disso, estar qualificado é sinônimo de oferecer melhor atendimento e tratamento para seus pacientes. Os benefícios são muitos:

  • Foco na alta. Ou seja, o paciente sabe que a TCC tem início, meio e fim;
  • Melhora e incentiva o autoconhecimento do paciente;
  • Efetiva no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, como a depressão e ansiedade;
  • Tem efeito duradouro e preventivo, prevenindo recaídas de alguns transtornos, como depressão e ansiedade;
  • Resultados mais rápidos quando comparados com outros tipos de psicoterapia.

Por que estudar Terapia Cognitivo-Comportamental?

A resposta é simples: sua efetividade é comprovada cientificamente, proporcionando melhor atendimento e tratamento aos pacientes.

Como visa a tratar a origem do problema, modifica o raciocínio e comportamento do paciente. Consequentemente, é mais objetiva e, dependendo do problema, pode ser de curto prazo.

Por mais que seja conhecida pelos resultados em pacientes com transtornos mais graves, a TCC também trata problemas considerados menores.

Sendo assim, o profissional formado em Psicologia ou Medicina que se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental terá uma formação ainda mais completa e abrangente.

Então, poderá oferecer atendimento e tratamento para diferentes perfis de pacientes, com problemas menores e mais graves.

Na pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental do PUCRS Online você se aprofunda nessa técnica da Psicologia com as maiores autoridades no tema:

  • Robert Leahy, PhD em Terapia Cognitivo-Comportamental e uma das maiores autoridades mundiais na área;
  • Wendy Behary, expert em Transtorno de Personalidade Narcisista e fundadora do Centro de Terapia Cognitiva de Nova Jersey, nos Estados Unidos;
  • Paul Bloom, professor e um dos maiores estudiosos sobre empatia;
  • Christopher Fairburn, psiquiatra britânico e referência em estudos sobre Distúrbios Alimentares;
  • Keith Dobson, PhD em Terapia Cognitiva da Depressão e uma das maiores referências mundiais na área.

Seja PUCRS Online.

Comentários