INSCREVA-SE

Personal branding: a importância de criar uma marca pessoal

Personal branding é uma estratégia cujo objetivo é atribuir um valor à sua imagem pessoal.

Para entender o que é o personal branding, é importante compreender a origem da palavra. Sua origem é do termo market, que significa mercado.

Marketing ou mercadologia é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de mercado.

Ou seja, são estratégias que agregam valor a determinada marca ou produto, com o objetivo de atribuir maior valor para um determinado público.

No caso do Marketing Pessoal, o foco está nas pessoas e não em produtos.

Mais que autopromoção, é uma estratégia que efetivamente envolve desenvolver competências e possibilidades para destacá-lo, para outras empresas e pessoas, de forma a ser visto com uma imagem positiva.

Grandes líderes são experts em personal branding

Pense assim: marketing é a imagem que você mostra ao mundo.

Mas, quando você analisa grandes empreendedores de diversas áreas, fica claro o quanto eles romperam com o senso comum.

Eles são referências em marketing pessoal que, ao fortalecerem sua imagem através de suas criações e comportamento, tornam-se conhecidos por isso.

Normalmente, é mais fácil associar imagem à sua área de trabalho, como Mark Zuckerberg. Ele é mundialmente conhecido pela criação da rede social Facebook.

Só que ele também busca atrelar sua imagem às informações de sua formação estudantil e à escolha das roupas que veste. Inclusive, é conhecido por estar sempre com camiseta cinza e calça jeans.

Considerando isso, que imagem ele passa às pessoas? Não há tempo para perder com a escolha de roupas. Seu trabalho é sua maior ocupação.

Por essa razão, o mercado de trabalho exige, cada vez mais, cuidado com a imagem profissional para se construir uma carreira de sucesso.

Empatia, criatividade e colaboração com profissionais correlatos à sua área são boas formas de dar início à construção do marketing pessoal.

Quando você passa a se ver como uma marca, entende que precisa associar elementos que mostrem quem você é.

Como desenvolver seu marketing pessoal

Antigamente, tudo começava com um cartão de visita. Porque era essencial para quem procurava se apresentar e trocar contato em grandes oportunidades.

O cartão de visita facilita a comunicação e faz com que suas informações mais importantes sejam fornecidas e acessadas com facilidade. Mas há muito a ser feito além desse pequeno papel.

É importante você definir claramente o seu objetivo e metas que espera alcançar a partir do desenvolvimento do seu marketing pessoal. Você precisa saber onde quer chegar.

Pode ser simplesmente expandir sua rede de contatos, conquistar uma promoção ou o cargo na empresa que você sempre desejou.

Com estes objetivos traçados, fica mais fácil definir onde você deve investir para potencializar seu marketing pessoal.

Primeiros passos rumo ao personal branding

Defina seu target, que significa público-alvo. Tenha em mente quem você quer alcançar no fortalecimento do seu marketing pessoal.

Sua comunicação deve corresponder às expectativas do público-alvo escolhido. Ou seja, a partir dessa identificação, todas as suas mensagens devem estar alinhadas.

Afinal, para cada target que deseja atingir, esforços diferentes precisam ser explorados. Inclusive, plataformas distintas podem ser usadas para isso.

Não somente a presença digital deve estar de acordo com o público, mas a escolha dos eventos que pode participar para fortalecer ainda mais sua imagem.

Tópico importante, a participação em eventos ajuda a promover pessoalmente e de forma mais eficiente sua imagem. Eles costumam ter espaços propícios à formação de networking que podem ajudar a construir sua imagem no futuro.

Independentemente do segmento, participe de eventos para conhecer profissionais. Conecte-se e entenda que isso representa maior abertura às possibilidades futuras. Quando o assunto é promoção pessoal no meio profissional, LinkedIn é a melhor ferramenta para manter o mercado atualizado.

Nela, é possível destacar suas melhores qualidades, além de capacitações, prêmios e trabalhao voluntário. O LinkedIn também permite o compartilhamento de artigos sobre os mais diversos assuntos. É uma maneira de mostrar seu conhecimento e sua relevância dentro do tema escolhido.

Não se limitar ao seu campo de atuação é outro ponto importante. Uma ótima forma de desenvolver seu marketing pessoal é atuando com pessoas que estão em áreas correlatas ou diversas da sua área de trabalho.

Auxiliar outros setores, participar de conselhos e mostrar interesse pelo trabalho de outros profissionais são movimentos que servem para estabelecer sua autoridade.

Uma das marcas de um profissional contemporâneo é a habilidade de exercer seu trabalho em outras áreas. Cursos, hobbies, atividades não-remuneradas: esteja atento para possibilidades que podem unir o prazer com uma ótima informação para figurar no seu currículo.

Dicas de Talaya Maller sobre personal branding

Segundo a CEO da Waller & Company – empresa de consultoria internacional de branding pessoal – , Talaya Waller, o primeiro passo deve ser a descrição da sua marca pessoal.

Para isso, indica que os profissionais reconheçam suas três maiores qualidades. Você precisa responder a si mesmo: “O que eu faço que é melhor que as outras pessoas?”. É aí que você encontra a força da sua marca.

É difícil ser você mesmo. E as pessoas sabem disso.

Talaya Waller, CEO da Waller & Company.

Além disso, afirma que é fundamental pensar no que você estaria fazendo se dinheiro não fosse uma questão básica. Identificar essa paixão facilita no seu posicionamento frente às possibilidades e futuro da sua carreira.

“Qual é o maior problema que você gostaria de resolver?” também é uma das perguntas que você pode se fazer para construir sua marca pessoal. Porque demonstra as batalhas que você está disposto a enfrentar. Consequentemente, isso resulta na percepção de valor que as pessoas terão de você.

Mas, ainda, precisa-se pensar em quem você estará ajudando com a resolução desse problema. Sendo assim, quem pode lhe pagar para solucionar essa questão.

À frente da disciplina “Marketing e promoção pessoal”, parte do MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor, Talaya Maller conduz uma dinâmica com foco na construção de marca.

Complete a frase:
Eu usei _______ para ajudar _______, para que eles consigam _______.

Com a proposta de exercício, a consultora internacional quer ajudar você a criar sua marca e encontrar um propósito que será conhecido pela comunidade a sua volta.

Seja um profissional de valor

Em resumo, você é uma marca. Como ela está?

Seja para buscar uma nova posição de emprego ou para ser tornar um empreendedor de sucesso, é importante investir na sua marca pessoal.

O marketing pessoal reúne estratégias de marketing comercial e de relacionamento para que você possa ser bem-sucedido. Portanto, não duvide do poder de uma imagem pessoal de credibilidade, forte e consolidada.

A marca que você constrói de si mesmo é a maneira mais efetiva de se destacar na multidão. Aliás, reputação é o que de mais valioso um profissional tem.

Se você deseja aprender com mais profundidade sobre esse e outros temas relacionados à carreira, além de elevar sua performance profissional, o PUCRS Online tem a pós-graduação que você deseja.

No MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance, você aprende a importância da gestão de imagem das empressas e pessoal, técnicas de persuasão e estratégias fundamentais para o crescimento dos negócios.

Conheça nosso curso de pós-graduação e suas disciplinas. Matricule-se e tenha aula com grandes autoridades e especialistas, como Robert Cialdini, Cris Arcangeli e Rony Meisler.

Comentários