INSCREVA-SE

O que é Psicologia Positiva?

content

A Psicologia Positiva é um movimento científico que estuda as qualidades das pessoas e os aspectos que funcionam bem em suas vidas. Em outras palavras, é um estudo sobre o funcionamento positivo do cérebro.

Seu estudo é focado na felicidade e em como as pessoas podem se tornar mais satisfeitas. Uma questão prática para entender a área é focar nas perguntas usualmente feitas aos pacientes por seus psicólogos ao chegarem ao consultório:

  • Qual é a sua queixa?
  • Qual é o problema que o trouxe aqui?
  • O que está errado?

Perguntas como essas não podem ser ignoradas. No entanto, outras, tão importantes quanto, podem ser feitas sob o prisma da Psicologia Positiva:

  • O que você sabe fazer muito bem?
  • O que está funcionando na sua vida hoje?
  • Quais são as suas qualidades?

Mudar estas perguntas implica em alterar o foco e a realidade das pessoas.

Como funciona a Psicologia Positiva?

Perguntar sobre o que vai mal e o que não funciona faz com que as pessoas se acostumem a focar nos aspectos negativos de suas vidas. Por outro lado, quando se investiga o que vai bem, as pessoas direcionam seus olhares para um campo mais positivo.

O objetivo da Psicologia Positiva é possibilitar uma transformação na Psicologia, saindo da preocupação em salientar o que está ruim para a construção do que promove bem-estar e qualidade de vida. Não se trata de ignorar o que não funciona, mas de destacar e valorizar o que está funcionando bem.

Em menos de uma década, a Psicologia Positiva chamou a atenção não só da comunidade acadêmica como do público em geral. Enquanto ciência, ela não descarta os problemas reais das pessoas, assim como não contradiz os ramos tradicionais da Psicologia.

Pilares da Psicologia Positiva

No livro “Florescer: uma nova compreensão da felicidade e do bem-estar”, lançado em 2011, o psicólogo Martin Seligman estabelece cinco pilares essenciais para se ter mais bem-estar.

  • Positive emotion (Emoção positiva)
  • Engagement (Engajamento)
  • Relationships (Relacionamentos)
  • Meaning (Significado)
  • Accomplishment (Realização)

A emoção positiva diz respeito às partes essenciais do bem-estar. Ela está em vigor quando as pessoas aproveitam o presente, olham para o passado com alegria e cativam esperança para o futuro.

O engajamento está relacionado ao foco. Ele funciona quando os indivíduos possuem atenção plena no momento presente, entrando em Estado de Flow.

Relacionamentos fazem parte da natureza humana. É comprovado que o bem-estar aumenta ao passo que construímos relações saudáveis com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Significado se refere ao que dá sentido à vida das pessoas. Isso pode se fazer por meio de caridade, contribuição política, prática religiosa ou apoio a causas sociais.

Por fim, as realizações correspondem ao sentimento de vitória em algum momento da vida. Esse pilar refere-se ao olhar para as experiências do passado e a sensação de satisfação com o que foi realizado.

Quem é Martin Seligman?

Martin Seligman

Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia Positiva.

Precisamos olhar para o que dá certo com as pessoas.

Quem disse isso foi Martin Seligman, psicólogo e professor na Universidade da Pensilvânia, onde fundou o Centro de Psicologia Positiva, no qual também exerce a função de diretor.

Além disso, é autor de diversos livros sobre o tema, com destaque para a obra “Felicidade Autêntica: use a psicologia positiva para alcançar todo seu potencial”, que mostra como aplicar a Psicologia Positiva no dia a dia.

Segundo Seligman, a felicidade pode ser cultivada desde que se saiba utilizar alguns traços e qualidades que já se tenha, como bondade, originalidade, humor, otimismo e generosidade.

Fora os trabalhos na área, Seligman tem difundido estudos sobre ideias de resiliência. Em artigo para Harvard Business Review, em 2014, ele definiu a resiliência como a capacidade de se adaptar a situações desafiadoras e enfrentá-las de maneira positiva.

Também é professor de três cursos de pós-graduação do PUCRS Online:

Descubra todo o potencial da Psicologia Positiva e atualize suas perspectivas frente às relações humanas com a PUCRS Online.

Comentários