INSCREVA-SE

Metodologia Lean na Saúde: aplicações e benefícios

content

A Metodologia Lean é uma abordagem de gestão centrada na eliminação de desperdícios, considerando aspectos organizacionais como matéria-prima, espaço físico, processos e número de colaboradores. Originada no setor manufatureiro, ela tem se mostrado uma abordagem transformadora em diversos setores, incluindo a área da saúde. Em resposta aos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, surgiram questionamentos sobre a preparação das instituições de saúde para cenários desconhecidos. Nesse contexto, práticas Lean têm se destacado, fornecendo informações cruciais para melhorar a segurança do paciente e da equipe.

Inspirada no sistema de melhoria da qualidade desenvolvido pela Toyota, essa metodologia tem como objetivo inovar os processos e operações das instituições de saúde com o propósito de gerar valor para o cliente. Portanto, visa oferecer um produto ou serviço adequado e de alta qualidade, no tempo certo e, principalmente, com preço justo.

Aplicação da Lean Healthcare na Prática

Independentemente da área de atuação, a saúde envolve a todos, seja na prestação ou no uso de serviços. Quando a Metodologia Lean é implementada, líderes e profissionais de saúde estão mais aptos a aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente, reduzir custos e aumentar a produtividade das equipes. O comprometimento de todos os colaboradores, alinhado com a integração da metodologia à missão e valores da instituição, é fundamental para o sucesso dessa abordagem.

Princípios Fundamentais da Metodologia Lean

  • Valor para o Cliente: Foco na entrega de produtos e serviços que atendam às necessidades do cliente.
  • Fluxo de Valor: Mapeamento e otimização dos processos para eliminar desperdícios.
  • Fluxo Contínuo: Busca pela eficiência através da eliminação de interrupções e gargalos.
  • Produção Puxada: A produção é baseada na demanda do cliente.
  • Qualidade: Compromisso com a entrega de produtos e serviços de alta qualidade.

Além de valorizar o cliente, ela traz benefícios aos negócios. Aqui, o mais importante é reconhecer a importância dessa ferramenta e entender a necessidade de mudança em diferentes níveis na organização.

Benefícios da Metodologia Lean na Saúde

  • Aumento da Produtividade: Otimização de processos resulta em maior eficiência operacional.
  • Eliminação de Desperdícios: Redução de gastos desnecessários, contribuindo para a sustentabilidade financeira.
  • Diferencial Competitivo: Adoção da Metodologia Lean confere vantagem competitiva.
  • Satisfação do Consumidor: Clientes mais satisfeitos geram melhores resultados e potencializam os lucros.

Estes benefícios evidenciam a importância da Metodologia Lean na transformação positiva dos negócios na área da saúde.

Aprimore Seu Conhecimento com Especialistas

Em um momento de mudanças, a formação prática em gestão e inovação em saúde torna-se essencial. No MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde da PUCRS Online, você tem a oportunidade de aprender com uma referência mundial em Lean, Mark Graban. Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Confira os destaques da área da Saúde:

Esteja online com a PUCRS e evolua pessoal e profissionalmente.

Comentários