Mentira: como a falta de transparência pode impactar a carreira

mentira impacta na carreira blog pucrs online

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

O dia de hoje é conhecido popularmente como o “Dia da mentira”. E a transparência e a clareza são importantes pontos de atenção durante a avaliação de currículos por profissionais de Recursos Humanos. De acordo com recrutadores, a mínima falta de transparência pode atrapalhar, e muito, a carreira.

Aliás, durante a pandemia, a empresa de recrutamento e seleção Heach Recursos Humanos identificou que o volume de adulterações em dados cresceu: de 42% em 2019 passou para 61% no último ano.

Especialistas indicam que falar a verdade sobre conhecimentos e habilidades, além de experiências profissionais, é a melhor opção. Afinal, se você for contratado por determinada competência que diz ter e na hora de desempenhar suas funções não souber realizar, sua credibilidade estará em jogo.

Assim, profissionais de RH alertam que a sinceridade, considerada um soft skill, é uma característica avaliada em processos seletivos.

Dessa forma, é importante lembrar que muitas empresas optam por contratar profissionais pelas soft skills (habilidades socioemocionais) e desenvolver as hard skills (conhecimento e habilidades técnicos) que lhes faltam.

Se você deseja saber mais sobre isso, leia o artigo Soft skills: Descubra o que são, sua importância e como desenvolvê-las.

3 mentiras mais comuns no currículo

Recrutadores destacam as mentiras mais comuns presentes nos currículos. Veja quais são e fuja delas:

  • Nível de idioma
  • Formação de cursos não concluídos
  • Datas de admissão e demissão

De qualquer forma, a grande dica é: seja transparente. O mercado busca e naturalmente valoriza profissionais que constroem suas carreiras pautadas na credibilidade, não na mentira.

Você sabe quais pontos precisa aperfeiçoar para seu desenvolvimento? Torne-se um profissional ainda mais completo com os cursos de pós-graduação e MBA do PUCRS Online.

Escolha uma especialização ou certificação de curta duração, alinhada às novas tendências de mercado, e aprenda com grandes nomes nacionais e internacionais de diversas áreas do conhecimento.

Então, matricule-se ainda neste mês com pagamento em até 12X e ganhe um Amazon Echo Dot. Essa simples decisão é capaz de potencializar a sua evolução pessoal e profissional, só depende de você.

Comentários 0