Marketing de Influência: o que pode ensinar durante a crise?

A disseminação do COVID-19 gerou impactos socioeconômicos em todo o mundo. Com a necessidade do isolamento social para conter o avanço do vírus, grandes e pequenos negócios precisam se reposicionar para sobreviver.

O mercado de Marketing de Influência identificou que, diante desse cenário, as pessoas estão ficando mais tempo online. Mais tempo em frente às telas acaba demonstrando maior interesse em compras e consumo de conteúdo, conforme pesquisa realizada pela YOUPIX.

O estudo observou que 68% das empresas consideram estratégico o Marketing de Influência para seu negócio. Sua importância para superação da crise se dá porque essa modalidade de marketing consegue focar em conscientização e construção de confiança.

Lições do marketing de influência para momentos de crise

Então, o que você pode aprender com o movimento desse mercado diante de uma crise que afeta economicamente a maioria dos negócios?

#1 Não finja que nada está acontecendo

Os consumidores esperam que você e seu negócio, independentemente do ramo do produto ou serviço que ofereça, participem dessa pauta de alguma forma. Marcas de refrigerante e detergente aproveitaram suas linhas de produção para fazer álcool gel e distribuir em hospitais.

#2 Oportunidade versus oportunismo

Com exceção dos profissionais de Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, os demais precisaram se adaptar ao trabalho remoto. Nesse momento, algumas pessoas podem confundir oportunidade com oportunismo, como superfaturar os preços em máscaras de tecido.

Se não há espaço para outro assunto nas redes sociais, os próprios influenciadores, criadores de conteúdo e instituições de ensino adaptaram seus conteúdos para manter suas comunidades bem informadas. Isso é gerar valor e seguir engajado com o público-alvo.

#3 Fortaleça o relacionamento com o cliente

Com maior interesse em compras e consumo de conteúdo, é hora de fortalecer seu relacionamento com o consumidor. Um dos segredos dos influenciadores e criadores de conteúdo é se colocar à disposição para ouvir.

Como profissional autônomo, marca, negócio local ou grande empresa, é seu dever entender o que o seu público espera de você nesse momento. É dessa forma que sua estratégia de vendas se torna mais qualificada e com maior chance de resultado positivo.

O importante é ser relevante para sua comunidade e ter um discurso alinhado aos valores do seu negócio. Ou seja, ter uma comunicação verdadeira com o público.

Explore esse mercado com a graduação em Marketing: Influência e Mídias Digitais, da Graduação PUCRS Online. Inscreva-se no vestibular e experimente um jeito único de aprender com a melhor Universidade privada do Brasil.