Liderança no isolamento social – Entenda como agir

Exercer a liderança nunca foi uma tarefa fácil. Mas agora, com a necessidade de isolamento social para evitar a disseminação do COVID-19, parece que ficou ainda mais difícil.

Não se pode ter habilidades extraordinárias de super-herois, como voar e ler mentes, mas nesses tempos, se pode aprender com as histórias deles para pensarmos sobre como liderar.

Super-Homem e a liderança

O Super-Homem é considerado um dos herois mais poderosos do universo dos quadrinhos. Mesmo assim, escolheu se unir a outros herois, com habilidades complementares às suas, para formar a Liga da Justiça.

Entre os desafios da liderança, está a capacidade de manter o engajamento entre profissionais, principalmente em tempos de home office.

Sem dúvida, o segredo de uma equipe de sucesso está na integração de profissionais com habilidades distintas, mas que juntas alcançam melhores resultados.

Hulk, Homem-Aranha e uma dose de motivação

Estar muitos dias em situação de confinamento afeta emoções e comportamentos positivos, sendo capaz de gerar níveis altos de estresse e ansiedade.

Pode parecer bobagem, mas diante desse cenário, uma liderança bem humorada, como o Homem-Aranha, e motivada, como o Hulk, a versão superforte do cientista Bruce Banner, fazem a diferença.

Inspire-se neles e se transforme em um agente de motivação, mostrando que é uma situação passageira, e tornando o ambiente de trabalho mais leve. Afinal, rir libera endorfina que reduz sintomas depressivos e a ansiedade.

Professor Xavier e a sensibilidade da liderança

Não basta falar que seus profissionais fazem a diferença no resultado dos negócios. Quando se trata de reconhecer o valor de cada membro da equipe, dar oportunidades para que continuem se desenvolvendo é fundamental.

Em X-Men, pode-se aprender muitas lições, mas uma delas se destaca: a relação entre sensibilidade e oportunidades. O Professor Xavier conhece profundamente seus aprendizes ao ponto de saber o que neles precisa ser potencializado, além de reconhecer seus talentos particulares dando a eles a chance de explorá-los em prol da equipe.

Mas isso não é uma responsabilidade exclusiva das lideranças. Os profissionais precisam se manter atualizados para continuar agregando valor à empresa e, principalmente, potencializar habilidades já existentes nas pessoas.

Cursos de pós-graduação ou de extensão contribuem para o desenvolvimento profissional e demonstram que a empresa e você, como líder, aposta individualmente nos membros de sua equipe.

Desenvolva-se e aposte na formação de sua equipe

PUCRS Online oferece 26 opções de cursos de pós-graduação e MBA, além de certificações profissionais de curta duração, na modalidade online.

Isso facilita na aprendizagem e desenvolvimento de talentos mesmo durante a quarentena. Afinal, o distanciamento não pode ser do conhecimento.

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *