INSCREVA-SE

Intraempreendedorismo: entenda o conceito

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Você já ouviu falar em Intraempreendedorismo? Sabe do que se trata? Apesar de ter sido criado há mais 30 anos, o intraempreendedorismo muitos ainda desconhecem esse conceito.

A ideia surgiu da busca incessante por fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Um desafio para todos os setores, já que o mercado vem sofrendo mudanças bruscas a todo instante e a competitividade entre as empresas é cada vez maior.

Assim, ele vem sendo adotado por cada vez mais empresas, que percebem nele uma oportunidade de se manterem relevantes e competitivas no mercado.

Para entender melhor o que é Intraempreendedorismo e como esse conceito pode ajudá-lo na sua empresa, continue esta leitura.

O que Intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria empresa. Ou seja, o conceito sugere aproveitar talentos da própria organização para encontrar oportunidades de inovar.

Assim, com o apoio do negócio, eles podem desenvolver novos produtos, serviços ou processos. Além de terem a liberdade para inovar e experimentar novas ideias, de maneira proativa, criativa e inovadora.

O intraempreendedorismo é, também, uma maneira de promover a inovação dentro da empresa. Além disso, traz uma série de benefícios, tanto para as empresas quanto para os intraempreendedores. Conheça os principais:

Retenção de talentos

Uma das maneiras de reter talentos é permitir que os colaboradores possam explorar sua criatividade dentro da organização.

Afinal, se a empresa não valorizar a veia empreendedora de seu funcionário, é provável que ele vá em busca de outra organização que o faça.

Assim, com oportunidades de empreender dentro do próprio negócio em que estão inseridos, ou seja, fazem parte, funcionários com esse perfil se sentirão mais motivados e valorizados.

Impulsionar a Inovação

Através do intraempreendedorismo, o negócio pode inovar sem que seja preciso contratar novos funcionários para isso, por exemplo.

Além disso, os colaboradores podem ajudar a identificar novas oportunidades, produtos ou serviços. E sugerir maneiras de melhorar os processos internos já existentes.

Dessa forma, a empresa irá reduzir custos e ainda ganhar competitividade no mercado.

O colaborador também auxilia que a empresa não perca seu valor no mercado. Assim, ele abraça uma postura mais ativa dentro da organização, auxiliando o alcance das metas desejadas.

Mas, afinal, como posso aplicar esse conceito no meu negócio?

Agora que você já sabe do que se trata o impreendedorismo e quais são os seus benefícios, separamos um passo a passo para você compreender como aplicar esse conceito no seu negócio. Confira:

  1. Faça uma pesquisa de clima organizacional;
  2. Desenvolva uma cultura de inovação;
  3. Esteja atendo aos colaboradores e inovadores;
  4. Faça brainstorming;
  5. Desenvolva lideranças;
  6. Pratique a inovação aberta.

Alguns exemplos de Intraempreendedorismo:

  • Botão de curtir do Facebook;
  • Gmail do Google;
  • Post-its da 3M.

Contudo, descubra também 3 aplicativos que vão ajudá-lo a aprimorar a sua produtividade.

Gostou? Então, siga desenvolvendo todo o seu potencial com o PUCRS Online.

Conheça o MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios e aprenda as melhores práticas em business com cases de sucesso.

Comentários