Inteligência Artificial nos Negócios

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que tem revolucionado a forma como as empresas operam e entregam valor aos seus clientes. No cenário atual dos negócios, a IA desempenha um papel fundamental na otimização de processos, no aprimoramento da tomada de decisões e na criação de novas oportunidades.

Alguns profissionais encaram a Inteligência Artificial como uma concorrente, já que ela pode ser utilizada para a realização de diferentes demandas do dia a dia, o que supostamente ameaça empregos e posições empresariais. Neste artigo, você vai conferir como a Inteligência Artificial aplicada aos negócios pode transformar uma empresa e de que forma os profissionais podem utilizar essa tecnologia como uma aliada na sua rotina de trabalho.

Relevância da Inteligência Artificial

Para entender a importância da Inteligência Artificial nos negócios, é essencial observar o crescimento dessa tecnologia no cenário mundial. Só em 2020, mais de US$ 365 milhões foram captados por empresas de IA, de acordo com estudo realizado pela aceleradora Distrito.

Uma pesquisa do SAS, feita pelo IDC, mostra que o Brasil é o país que mais usa a Inteligência Artificial na América Latina. 63% das empresas nacionais aplicam soluções de IA em suas demandas. Além disso, 56% da população brasileira confia na IA, de acordo com relatório da KPMG. O dado posiciona o Brasil como o 4º país que mais aceita a tecnologia, o que abre caminho para investimentos em projetos e inovações acerca do tema.

Em 2020, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) definiu a IA como uma prioridade para programas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Com isso, foi elaborada a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), que tem o objetivo de incentivar e regulamentar a IA no país.

Inteligência artificial aplicada aos negócios

A tecnologia oferece uma série de benefícios significativos para as empresas, independentemente do setor em que atuam. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA agrega valor aos negócios:

1.      Otimização de processos

A automação de tarefas repetitivas e a análise de grandes volumes de dados são áreas em que a IA brilha. Isso permite que as empresas otimizem processos, economizem tempo e recursos e reduzam erros humanos. Empresas que implementam a automação por meio de IA podem ganhar vantagem competitiva.

2.      Tomada de decisões

A IA é capaz de analisar dados em tempo real e fornecer insights valiosos para a tomada de decisões. Isso ajuda os líderes empresariais a tomar decisões estratégicas com base em informações concretas, contribuindo para o sucesso a longo prazo.

3.      Personalização e engajamento do cliente

A IA é usada para criar experiências personalizadas para os clientes. Com a análise de dados de cada consumidor, as empresas podem oferecer recomendações individualizadas, melhorando o envolvimento e a fidelidade do cliente.

4.      Redução de custos e aumento da eficiência

A automação e a otimização possibilitadas pela IA podem resultar em redução de custos operacionais e aumento da eficiência. Isso é especialmente importante em ambientes de negócios competitivos.

5.      Inovação no desenvolvimento de produtos

A IA pode ser usada para identificar tendências de mercado e até mesmo prever as necessidades futuras dos clientes, otimizando o desenvolvimento de novos produtos conectados com as demandas da área.

Mantenha-se relevante no mercado com a IA

À medida que a IA continua a evoluir, as empresas que a adotam podem se posicionar de forma competitiva no mercado, proporcionando uma vantagem significativa. É fundamental que as empresas estejam atentas às tendências e avanços na Inteligência Artificial e explorem como essa tecnologia pode ser aplicada de maneira eficaz em seus negócios.

Com a Inteligência Artificial, as possibilidades são infinitas, e os profissionais que aproveitam ao máximo essa tecnologia estão no caminho para o sucesso nos negócios no Brasil e em todo o mundo.

Quer saber mais sobre o tema? O MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data reúne experts do mercado em tecnologia, como Salim Ismail, Ricardo Cappra e Phil Simon. Aprenda com autoridades mundiais no assunto e eleve a sua carreira para o próximo nível com a PUCRS Online.