INSCREVA-SE

Infoxicação: conceito e como evitá-la

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline.

O grande volume de informações na internet, rádio, TV e aplicativos nos dispositivos móveis é, sem dúvida, um dos grandes desafios da era digital.  

infoxicação é um mal que atinge a todos, e acaba se acentuando em períodos em que ficamos muito tempo em frente às telas de smartphones e notebooks. 

Criado pelo físico espanhol Alfons Cornellá em 1996, o termo infoxicação é resultado da soma das palavras informação e intoxicação. Ela corresponde ao excesso de conteúdos que recebemos diariamente e não conseguimos absorver, causando dispersão, estresse e ansiedade.

Mas como enfrentar o volume de informações e ainda se manter atualizado?

Não compartilhe informações sem checar sua veracidade

Ou seja, nem sempre aquela mensagem que você recebeu no grupo de amigos ou familiares pelo WhatsApp é verdadeira. Não passe adiante sem ter certeza que não é fake news.

Escolha bem suas fontes de informação

Com a democratização da internet e a ampliação dos espaços de fala nas redes sociais, tornou-se comum o volume de informações falsas online. Para não cair em inverdades, consulte fontes de reputação e credibilidade.

Direcione sua atenção ao pesquisar assuntos de seu interesse

Sabendo onde consultar informação, você evita a sensação permanente de desinformação, causada justamente pelo excesso de dados. Isso é uma forma de reduzir os níveis de estresse e de qualificar sua atualização.

E agora, como agir?

Se você tem a sensação constante de desinformação mesmo quando se informa o dia inteiro, você precisa substituir quantidade por qualidade.

Isso significa consumir conteúdos que agreguem na sua vida pessoal e profissional.

Gostou das dicas? Compartilhe com colegas de trabalho, amigos e familiares.

Comentários