INSCREVA-SE

Gestão de negócios: conceito e características de um gestor de excelência

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline.

Falar em gestão de negócios está cada vez mais comum, tendo em vista que a administração é peça-chave para o sucesso das empresas.

Essa discussão se acentua diante do contexto de dificuldades econômicas que o Brasil e outras potências têm vivido. Porque é perante a crise que os gestores e seus negócios são colocados à prova.

Portanto, são as lideranças que indicam os caminhos para os funcionários, a fim de que suas empresas acompanhem as transformações do mercado.

Nesse sentido, saber gerir o próprio negócio é fundamental. Desse modo, aproveitar os recursos humanos, financeiros e materiais para atingir metas sem desperdício e com maior eficiência.

Conheça mais sobre o papel da liderança no mundo dos negócios em artigo publicado no nosso blog.

Aqui, vamos abordar a importância da gestão de negócios, a partir de uma breve contextualização histórica, mostrando sua evolução. Ainda, apresentaremos seu significado e a forma como os profissionais devem se posicionar hoje em dia.

Desde quando e como estamos gerindo?

Como atitude, a gestão existe antes mesmo dos estudiosos denominarem essa ação de controlar pessoas e processos.

Só que gerenciar bandos, como na Idade da Pedra, era feito por meio de imposições e medo.

Definitivamente, esse tipo de comportamento não é mais apreciado dentro das organizações. A partir dos aspectos históricos, a sociedade convive com três formatos de gestão, segundo Jurgen Appelo, autor de ‘Management 3.0’, que significa Gestão 3.0.

A Gestão 1.0 é executada com base na hierarquização, onde as ordens dos gestores são realizadas pelos colaboradores sem questionamento.

Nesse formato, os funcionários não participam das tomadas de decisões. Essa restrição ocorre ainda que eles estejam diretamente envolvidos com os processos de produção, podendo apontar possíveis melhorias.

a Gestão 2.0 se refere ao período em que as indústrias implantaram ferramentas para otimizar o trabalho dos funcionários com foco na melhoria dos negócios. Porém, os colaboradores continuavam sem participar das decisões.

Por fim, a Gestão 3.0 chegou para romper com os modelos anteriores, priorizando o relacionamento entre as pessoas. Então, a Gestão 3.0 dá ênfase às pessoas no processo de gerir os negócios.

Para isso, Appelo considera seis aspectos fundamentais.

Aspectos fundamentais da Gestão 3.0, segundo Appelo

  • Alinhar restrições, que representa a definição de limites no processo, gerando maior engajamento e aderência às regras.
  • Desenvolver competências, que demonstra a preocupação dos gestores em capacitar os profissionais com os quais trabalha para ter uma equipe multidisciplinar.
  • Aumentar as estruturas, que corresponde ao incentivo para crescer, desde que isso ocorra de forma consciente, mantendo a qualidade e o ambiente colaborativo.
  • Aprimore tudo, que defende a aprendizagem contínua, principalmente com as falhas durante o processo.
  • Energizar pessoas, que consiste na observação dos profissionais para compreender suas motivações e limitações individuais.
  • Empoderar times, que se refere à promoção da tomada de decisões descentralizadas, permitindo que todos estejam no poder.

O que é gestão?

Gestão é uma das áreas pertencentes às Ciências Humanas, que corresponde à administração de uma instituição, empresa ou projeto, a fim de assegurar o alcance de metas.

Entre eles, o crescimento no faturamento, a liderança em determinado segmento e a ampliação do quadro de funcionários.

Fazer a administração de uma empresa não depende dela ser uma instituição pública, privada ou sem fins lucrativos. Todas elas necessitam de gestão para sobreviver.

O significado de gestão tem relação com o gerenciamento de recursos materiais, financeiros, humanos, tecnológicos e informação disponíveis na organização.

Pode-se dizer que, para ser um bom administrador, os profissionais precisam dominar as habilidades de planejamento, organização, liderança e controle.

Afinal, o que é gestão de negócios?

Tendo consciência desta diferença, fica mais fácil de compreender que a gestão de negócios está ligada à administração da empresa.

A gestão de negócios é uma área da administração de empresas incumbida de executar o planejamento para alcançar objetivos organizacionais.

Para isso, necessita dos conhecimentos, das habilidades e do trabalho dos profissionais que atuam junto dele na empresa.

Pensar em gestão de negócios envolve uma visão macro da organização. Porém, abrange o conhecimento de outras áreas fundamentais para o andamento das empresas, como Marketing, Finanças e Logística.

Porque essas áreas demandam ações da gestão de negócios, como organização, planejamento, controle e monitoramento.

Devido ao contato próximo com outros setores, tem a responsabilidade de identificar fraquezas e promover treinamentos. Além disso, deve sugerir a implantação de novas ferramentas para otimizar o trabalho.

Portanto, desempenhar a função de gestor de negócios requer capacidade de gerar soluções, com produtividade e lucratividade, sem esquecer dos aspectos humanos que envolvem a administração de uma empresa.

É importante que todos os profissionais que ocupem este cargo tenham consciência do papel de liderança que exercem sobre os demais.

Como fazer uma gestão de negócios de excelência

Sem dúvida, as experiências pessoais, profissionais e empresariais são imprescindíveis para se transformar em um gestor de negócios de excelência.

Esses aspectos, com certeza, são essenciais. Porém, para torná-lo em um agente que resolva problemas e promova soluções e as mudanças necessárias para que a organização se mantenha de pé, é preciso muito mais.

Sabemos que essas vivências são essenciais para que o profissional chegue ao cargo, mas não são suficientes.

Assim como as movimentações no mercado são constantes, o perfil do gestor de negócios deve acompanhar o ritmo das mudanças.

Por isso, o profissional deve estar ciente de que estar à frente desta função exige aprendizagem contínua.

Isso significa sair da zona de conforto e buscar conhecimentos para atualizar os obtidos com o diploma de graduação.

Exemplificando, na PUCRS, há opções de cursos de extensão e pós-graduação, reconhecidos pelo mercado e pelo Ministério da Educação (MEC).

Cursos de pós-graduação com foco na gestão de negócios

Uma das iniciativas que oferecem qualificações de excelência está dentro da PUCRS, chamada de PUCRS Online.

Desenvolvido pela universidade em parceria com o UOL EdTech, o projeto apresenta um portfólio com mais de 15 cursos de pós-graduação de qualidade, modernos e atrativos.

Todos estes cursos contam com a presença de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente em suas áreas de atuação.

Somente no PUCRS Online, há diversas opções de cursos de pós-graduação na área de Negócios, como o MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0. Essa pós-graduação consiste no ensino de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para que líderes e gestores consigam inovar nas suas áreas, além de atingir resultados melhores.

Um dos diferenciais desse MBA está no corpo docente, composto por empreendedores que são um exemplo de gestores de sucesso. Entre os brasileiros, está a empresária Cris Arcangeli, o fundador da Reserva, Rony Meisler, e a autoridade mundial em liderança, Marshall Goldsmith.

Ele pode ser cursado presencialmente ou online, com acesso à plataforma virtual. Nela, estão videoaulas, materiais de apoio, bibliografias e fóruns para discussão de assuntos.

Líderes, potencializem suas competências

Neste artigo, reunimos as principais informações a respeito da gestão de negócios, destacando como é fundamental seu papel dentro das organizações.

Aliás, mostramos como é importante para os gestores e administradores terem noção de liderança no exercício profissional.

Sendo assim, frisamos que o gestor de negócios precisa se manter em constante aprendizagem para acompanhar as movimentações do mercado e, consequentemente, trazer melhores resultados às empresas.

Siga aprendendo com a gente, leia mais conteúdos em nosso blog:

Por essa razão, sugerimos dois cursos de pós-graduação, que dão ênfase à temática abordada neste artigo.

Com eles, você estará mais preparado para enfrentar os desafios da trajetória profissional. Ou, quem sabe, assumir um cargo gerencial com maior segurança.

Estes cursos de pós-graduação irão elevar seus conhecimentos e aprimorar seu desempenho, tornando-o protagonista em sua carreira.

Seja PUCRS Online e faça parte dos processos de decisão e mudança na organização onde atua.

Comentários