Gestão de Crise: 5 dicas para superar o problema

gestao-de-crise-5-dicas-para-superar-problema

Uma das situações inesperadas que todo negócio corre o risco de sofrer é o enfrentamento de crises. Essa situação geralmente pega os gestores de surpresa, que precisam agir rápidos e efetivos para conter o problema. Nesse cenário, uma boa gestão de crise é fundamental para vencer e ultrapassar esse momento de dificuldade.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de gerenciamento de crise que podem ajudar você a enfrentar esse problema na sua empresa. Confira:

1. Crie um comitê para a gestão de crise

Uma crise sem controle pode ser difícil de gerenciar e causar danos irreparáveis. Portanto, crie um comitê de crise e seja transparente com a sua equipe. Cabe aos gestores alinhar a comunicação com os colaboradores. Afinal, eles são os principais divulgadores das informações internas e externas da empresa. É importante ter um grupo de pessoas responsáveis por esses problemas quando eles surgirem. Sua equipe deve ser multidisciplinar: formada pelo CEO, um representante do jurídico, gestores de diferentes departamentos e um profissional de relações públicas ou marketing.

2. Trabalhe a comunicação

A ausência de comunicação eficiente pode agravar uma crise. Por isso, seja claro ao passar as informações para os colaboradores e para os clientes. Comunicar-se da maneira certa é essencial em momentos de crise. Defina um porta voz capaz de lidar com a mídia e que se sinta confortável em diferentes meios. Elabore declarações prezando sempre pela transparência para evitar a falta de credibilidade. Mostre-se disposto a esclarecer quaisquer dúvidas que colaboradores ou clientes possam ter.

3. Mensure danos e crie um plano de ação

Após alinhar a comunicação e criar um comitê de crise, o próximo passo é mensurar os efeitos da crise e estabelecer um plano de ação para acabar com o problema. Faça um planejamento com ações de curto e médio prazo que possam conter os fatores que estão gerando a crise. Dessa forma, todos os colaboradores conseguem estar na mesma página, seguindo o planejamento como se fosse um manual e podendo agir de forma mais efetiva e ágil.

4. Mantenha o negócio funcionando

Mesmo diante de uma situação difícil, a empresa não pode parar. É claro que a crise gera muitos efeitos negativos, mas se os gestores decidem parar as operações os efeitos podem ser ainda mais prejudiciais. Afinal, isso pode causar a descapitalização financeira da sua empresa, o que gera uma nova crise. Além disso, ao decidir continuar com as operações você também transmite mais segurança e confiabilidade para os clientes de que a empresa segue sendo capaz de atender suas demandas e necessidades de forma efetiva. 

5. Aprenda com a crise

Situações de crise não acontecem somente uma vez, elas acabam se repetindo ao longo do tempo. Portanto, aprenda com a crise. Faça a documentação de todo o processo de crise, por exemplo: quais foram os fatores que causaram o problema, que impactos a empresa sofreu, como o comitê atuou para a solução, quais métodos funcionaram, que atividades foram executadas e diversas outras informações que você considere relevante para um próximo enfrentamento, caso ele ocorra.

Aprofunde-se ainda mais na gestão de negócios e descubra quais as características de um gestor de excelência.

Chegue mais longe com o PUCRS Online. Conheça as diversas opções de cursos de pós-graduação na área de Negócios, como o MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0.

Matricule-se ainda em maio, com condições especiais de até 20% de desconto, e desenvolva habilidades e atitudes fundamentais para inovar e atingir melhores resultados.

Comentários 0