INSCREVA-SE

8 filmes que vão inspirar a sua criatividade

Como transformar mais um final de semana em casa, devido ao distanciamento social, em um momento de ócio criativo, como diria nosso professor Domenico De Masi?

Entenda mais sobre o conteico no artigo Ócio criativo: aliado ou inimigo?

Reunimos uma lista com oito filmes que falam sobre mentes brilhantes, que fizeram história em diferentes áreas:

Mentes brilhantes retratadas nas telas do cinema

#Ciência

A Teoria de Tudo, de James Marsh (2014)

O longa-metragem é baseado na vida do físico britânico Stephen Hawking, que se tornou uma referência no estudo da história do Universo.

Marie Curie: The Courage of Knowledge, de Marie-Noëlle Sehr (2016)

Já este filme, conta a história de Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a única a conquistá-lo duas vezes em áreas diferentes.

#Política

Churchill: O Destino de Uma Nação, de Joe Wright (2017)

Aqui, o retrato de como uma oportunidade pode transformar você na pessoa mais importante de uma nação. Winston Churchill, como primeiro-ministro da Grã-Bretanha, articula um tratado de paz que pode significar o fim de anos de conflito.

A Dama de Ferro, de Phyllida Lloyd (2011)

Baseado na vida de Margaret Thatcher, a premiê do Reino Unido do século XX com mais tempo no cargo, o longa conta sua entrada na política e os desafios que enfrentou como mulher.

#Tecnologia

Steve Jobs, de Danny Boyle (2015)

Cofundador da Apple, Steve Jobs é um ícone em tecnologia e negócios. O filme retrata sua trajetória desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, até a chegada revolucionária do iMac.

O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum (2014)

Um clássico que mostra a história de Alan Turing, matemático e cientista da computação que decodificou mensagens da inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Ele decifrou ações alemãs, contribuindo para estratégias britânicas.

#Direitos Humanos

Estrelas além do Tempo, de Theodore Melfi (2016)

Baseado na história de três matemáticas negras da NASA, o longa deixa claro o racismo e o machismo que Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson enfrentaram durante a corrida espacial entre EUA e Rússia.

Selma: Uma Luta pela Igualdade, de Ava DuVernay (2014)

Aqui, o protagonismo é de Martin Luther King, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo movimento não-violento pela luta contra a discriminação racial nos EUA. O filme dá ênfase à marcha que resultou no direito de voto a negros.

E agora?

Gostou das dicas? Inspire-se na história de personagens reais, que também enfrentaram dificuldades e conquistaram merecido reconhecimento em suas áreas de atuação.

Comentários