Ensino a Distância e suas possibilidades

ensino-a-distancia-e-suas-possibilidades

O Ensino a Distância (EAD) é um formato que vem crescendo gradualmente a cada ano, principalmente pelas vantagens que a modalidade proporciona para quem a escolhe.

O formato é perfeito para quem possui facilidade com o digital e deseja se desenvolver com autonomia e dinamismo. Mas, apesar de já ser bastante popular, ainda gera algumas dúvidas e constantemente é confundido com o ensino híbrido e o remoto.

Pensando nisso, nós do PUCRS Online preparamos um conteúdo especial para você entender qual o formato de ensino é perfeito para você. Aproveite e desenvolva todo o seu potencial com essa leitura.

O que é Ensino a Distância (EAD)?

Assim, os materiais ficam disponíveis ao aluno para serem acessados por ele no espaço de tempo que for melhor para a sua rotina. Afinal, não existe necessariamente um horário marcado. É um ensino que permite autonomia ao estudante, já que as aulas ficam gravadas aguardando a reprodução a qualquer momento.

Esse modelo precisa ter uma metodologia bem definida e compatível com a interação virtual. Afinal, a modalidade é pensada e projetada para oferecer o suporte necessário aos processos de aprendizagem.

Entre os principais processos que compõem essa modalidade estão: videoaulas, fóruns de discussão, atividades em formatos variados, ambiente virtual de aprendizado, bem como outros recursos tecnológicos que beneficiem o ensino a distância.

Diferenças entre Ensino Híbrido, EAD e Presencial

Mas, então, qual é o melhor método de ensino para sua formação? Separamos algumas diferenças entre os modelos de ensino híbrido, presencial, EAD e remoto, que podem ajudar você a decidir. Confira:

Ensino Híbrido

O ensino híbrido une as experiências das aulas presenciais com o ensino a distância online. Assim, existem duas formas do aluno acessar os conteúdos: de maneira assíncrona, isto é, onde ele utiliza uma plataforma virtual; e de forma síncrona, quando as aulas acontecem ao vivo com horários e dias fixos e a presença do professor. Entretanto, esse modelo possui diversas limitações como: falta de flexibilidade, dificuldade na gestão do próprio tempo e exige muito mais organização por parte do aluno. Afinal, é preciso encontrar o equilíbrio entre o modelo presencial e a distância já que algumas instituições e cursos também oferecem aulas presenciais, geralmente definidas previamente, com periodicidade de uma a duas vezes por semana.

Ensino Presencial

Esse modelo é o mais antigo e clássico de ensinar e aprender em uma instituição. Nele, quase todas as atividades que fazem parte da carga horária de um curso são realizadas dentro da faculdade, seja na sala de aula, auditório ou em laboratórios, por exemplos. Neste tipo de formação, apenas estágios e atividades complementares geralmente são realizadas fora da instituição.

Ensino a Distância

O Ensino a Distância é uma modalidade que utiliza de meios tecnológicos de informação e comunicação para desenvolver atividades em tempos diferentes, de acordo com a rotina de cada estudante. Assim, os materiais ficam disponíveis ao aluno para serem acessados por ele no espaço de tempo que for melhor para a sua rotina. Afinal, não existe necessariamente um horário marcado. É um ensino que permite muito mais autonomia e flexibilidade ao estudante do que qualquer outro, já que as aulas ficam gravadas aguardando a reprodução a qualquer momento. Além disso, a modalidade já é consolidada pelo Ministério da Educação.

Ensino Remoto

O Ensino Remoto é uma modalidade de ensino adotada como medida emergencial. Ou seja, em momentos de emergência que surge a necessidade de transformar o ensino presencial em digital. Um exemplo disso foi a transformação do ensino na pandemia da Covid-19. Na prática, o funcionamento desse modelo mesmo sendo em uma plataforma virtual, segue os dias e horários das aulas presenciais. Isto é, é uma aula em tempo real. Portanto, não dá ao estudante tanta flexibilidade e autonomia quanto o Ensino a Distância.

Mas quais são as vantagens de estudar a distância?

O Ensino a Distância é pura flexibilidade. Por isso, muitos estudantes escolhem esse formato para poderem organizar seus estudos e atividades no tempo mais adequado para suas rotinas.

Uma das principais comodidades da modalidade é a possibilidade de poder estudar onde e na hora que desejar. Dessa forma, o aluno consegue verificar previamente assuntos e atividades demandadas, para realizá-las em um momento mais conveniente para ele.

Além disso, os cursos de EAD são uma ótima alternativa para quem está em busca de bom custo-benefício. Como dispensam custos com estrutura física, materiais e deslocamento, esse formato costuma ser mais vantajoso para quem o escolhe.

Por fim, no ensino a distância você ganha enquanto se qualifica. Afinal, estar conectado a pessoas e ao conhecimento é sempre um bom investimento para sua carreira.

Descubra também quais as diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA.

Faça uma pós-graduação que cabe na sua rotina

Quem deseja cursar uma pós-graduação, mas tem uma rotina muito dinâmica ou simplesmente gostaria de ter a liberdade de poder assistir a algumas aulas quando e onde quiser, encontra no PUCRS Online a opção perfeita.

Com a metodologia 100% online dos cursos de especialização e MBA do PUCRS Online, é possível adaptar a formação conforme os interesses e a agenda e ainda aprender com os melhores nomes da sua área.

Escolha se desenvolver profissionalmente em uma universidade reconhecida com o mais alto nível de satisfação do mercado. Tenha aulas com uma metodologia consagrada e professores de renome internacional.

Descubra o PUCRS Online, nenhuma outra universidade oferece tantos diferenciais. Matricule-se ainda em maio e garanta condições especiais de até 20% de desconto.