Ensino a distância e suas possibilidades

content

O Ensino a Distância (EAD) é um formato que vem crescendo gradualmente a cada ano, principalmente pelas vantagens que a modalidade proporciona para quem a escolhe.

O formato é perfeito para quem possui facilidade com o digital e deseja se desenvolver com autonomia e dinamismo. Mas, apesar de já ser bastante popular, ainda gera algumas dúvidas e constantemente é confundido com o ensino remoto.

Pensando nisso, nós do PUCRS Online preparamos um conteúdo especial para você entender qual o formato de ensino online é perfeito para você. Aproveite e desenvolva todo o seu potencial com essa leitura.

O que é Ensino à Distância (EAD)?

O Ensino a Distância é uma modalidade que utiliza de meios tecnológicos de informação e comunicação para desenvolver atividades em tempos diferentes, de acordo com a rotina de cada estudante.

Assim, os materiais ficam disponíveis ao aluno para serem acessados por ele no espaço de tempo que for melhor para a sua rotina. Afinal, não existe necessariamente um horário marcado. É um ensino que permite autonomia ao estudante, já que as aulas ficam gravadas aguardando a reprodução a qualquer momento.

Contudo, o EAD precisa ter uma metodologia bem definida e compatível com a interação virtual. Afinal, a modalidade é pensada e projetada para oferecer o suporte necessário aos processos de aprendizagem.

Entre os principais que essa modalidade apresenta estão: videoaulas, fóruns de discussão, atividades em formatos variados, ambiente virtual de aprendizado, bem como outros recursos tecnológicos que beneficiem o ensino a distância.

Mas, afinal, qual a diferença entre Ensino à Distância e Ensino Remoto?

Por mais próximas que se pareçam, essas duas modalidades de ensino não podem ser consideradas equivalentes.

O EAD é uma modalidade educacional já consolidada pelo Ministério da Educação. Além disso, conforme o próprio órgão, no Ensino à Distância, a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Entretanto, as atividades educativas são desenvolvidas pelos estudantes e professores em lugares e tempos diversos.

Já no Ensino Remoto, é uma modalidade adotada como medida emergencial. Ou seja, quando existe a necessidade de transformar o ensino presencial em digital, como a pandemia da Covid-19, por exemplo. Mas, na prática, o funcionamento do ensino remoto apesar de também ser em uma plataforma virtual online, segue os dias e horários das aulas presenciais. Isto é, é uma aula em tempo real.

Contudo, essa modalidade também está embasada em diversas portarias elaboradas pelo Ministério da Educação.

Então, quais são as vantagens de estudar à distância?

O Ensino a Distância é pura flexibilidade. Por isso, muitos estudantes escolhem esse formato para poderem organizar seus estudos e atividades no tempo mais adequado para suas rotinas.

Uma das principais comodidades da modalidade é a possibilidade de poder estudar onde e na hora que desejar. Dessa forma, o aluno consegue verificar previamente assuntos e atividades demandadas, para realizá-las em um momento mais conveniente para ele.

Porém, por oferecer grande flexibilidade, esse formato também exige mais comprometimento por parte do aluno, que precisa estar atento aos prazos e estabelecer um tempo mínimo de dedicação diária.

Além disso, os cursos de EAD são uma ótima alternativa para quem está em busca de bom custo-benefício. Como dispensam custos com estrutura física, materiais e deslocamento, esse formato costuma ser mais vantajoso para quem o escolhe.

Por fim, no ensino à distância você ganha enquanto se qualifica, afinal, estar conectado a pessoas e ao conhecimento é sempre um bom investimento para sua carreira.

Descubra também quais as diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA.

Faça uma pós-graduação que cabe na sua rotina

Quem deseja cursar uma pós-graduação, mas tem uma rotina muito dinâmica ou simplesmente gostaria de ter a liberdade de poder assistir a algumas aulas quando e onde quiser, encontra no PUCRS Online a opção perfeita.

Com os cursos de especialização e MBA do PUCRS Online, é possível adaptar a formação conforme os interesses e a agenda e ainda aprender com os melhores nomes da sua área.

Escolha se desenvolver profissionalmente em uma universidade reconhecida com o mais alto nível de satisfação do mercado, e tenha aulas com metodologia consagrada e professores de renome internacional.

Descubra o PUCRS Online, nenhuma outra universidade oferece tantos diferenciais. Matricule-se agora.