Denise Fraga: empatia, um motor de engajamento

É dado o nome de empatia à capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, sem necessariamente ter passado ou sentido o mesmo que ela.

Por mais estranho que pareça, ser empático não requer uma relação próxima entre os envolvidos. A chave é ter sensibilidade para ouvir o outro sem julgamentos.

De modo geral, a empatia se dá quando se enxerga as dificuldades e vitórias dos outros a partir da vivência do outro e não a sua.

Sob o mesmo ponto de vista, Denise Fraga reflete na disciplina “Empatia e engajamento nas redes”. A aula faz parte da pós-graduação em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia.

Na sala de aula do PUCRS Online, Denise explica como a empatia faz diferença nas relações pessoais e profissionais. Dessa forma, destaca que é uma habilidade que deve ser exercida com verdade.

Denise Fraga é atriz, colunista e autora dos livros “Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real” e “Travessuras de Mãe”.

Como desenvolver a empatia

Se você não nasceu com esse sentimento, não precisa se preocupar. A empatia é uma capacidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida.

É como andar de bicicleta: no começo precisa de ajuda, mas depois vira um ato automático. Sendo assim, separamos algumas dicas que podem contribuir:

  1. Em primeiro lugar, se conheça. O autoconhecimento é a base de tudo. Se você não souber seus pontos fortes e fracos, como pretender reconhecer as potencialidades dos outros?
  2. Ouça com atenção. É comum ter que disputar a atenção de alguém com o celular na mão. Demonstre interesse quando estiver conversando com outras pessoas.
  3. Evite julgamentos. Entenda primeiro sobre assuntos e situações que você desconhece. Isso contribui para que opiniões infundadas sejam expostas e defendidas.

Aprenda muito mais

Este artigo apresenta a reflexão de Denise Fraga, professora convidada da pós-graduação em Influência Digital: Estratégia e Conteúdo.

A atriz compartilha seu olhar sobre o papel da empatia na construção de relações mais sólidas e saudáveis. Ainda, defende que o melhor antídoto para combater a desinformação é sentir pelo outro sem julgá-lo.

Além disso, aprenda as mais modernas estratégias de gestão de mídias digitais e criação de conteúdo nessa pós-graduação do PUCRS Online.

Juntamente de Denise Fraga, outras grandes referências mundiais em comunicação digital compartilham suas experiências nessa especialização.

Saiba mais, matricule-se e faça parte da nossa comunidade de alunos.

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *