INSCREVA-SE

Economia Circular: saiba o que é e seus impactos

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Economia circular é um modelo que visa a ser uma solução prática para o problema iminente de esgotamento de recursos do planeta.

Extrair a matéria-prima, fabricar, consumir e jogar fora. Desde a revolução industrial é esse o ciclo de um produto na economia tradicional. Popularmente conhecida como linear.

Entretanto, percebendo os recursos finitos do planeta e o aumento da população, iniciaram novos estudos. Eles visavam a identificar movimentos capazes de tornar a economia mais sustentável.

Assim, surgiu a economia circular, cuja intenção é o uso da matéria-prima até seu esgotamento. Ou seja, usando-a quando não há mais possibilidade de reutilizar ou reciclar.

A ideia é mudar o conceito que temos de lixo e substitui-lo por uma visão cíclica e contínua da produção. Dessa forma, os recursos deixam de ser somente explorados e descartados, sendo reutilizados em um novo ciclo até seu esgotamento total.

Portanto, pode-se dizer que a economia circular é uma solução para minimizar o impacto humano no meio ambiente.

Se você quer entender mais sobre as diferenças existentes entre a economia linear e a circular, as vantagens dessa nova economia mais sustentável e de que forma ela gera mudanças no mercado, este artigo é para você.

Leia também o artigo José Salibi Neto: reais necessidades dos clientes

Vantagens da Economia Circular

A principal vantagem da economia circular é que ela é mais sustentável e reduz os impactos no meio ambiente.

Além disso, a economia circular traz consigo uma série de outros benefícios de longa escala. Sendo estes direcionados tanto às pessoas e ao meio ambiente, como também às empresas que se envolvem no processo.

Algumas dessas vantagens são:

  • elimina desperdícios, pois recicla matérias-primas até o esgotamento;
  • produz menos poluição, tanto na produção quanto no descarte, o que gera uma melhoria na qualidade de vida da população;
  • utiliza matéria-prima natural;
  • apresenta redução de custos, pois extrai menos matéria-prima para produção;
  • gera inovação e melhoria nos processos de empresa envolvidas;
  • traz bem estar e engajamento com colaboradores, construindo um sentimento de orgulho em trabalhar em uma empresa preocupada com o futuro e que faz sua parte;
  • fortalece a imagem da empresa no mercado, atraindo clientes e fornecedores em fechar negócios com uma empresa engajada em projetos de responsabilidade ambiental.

Qual diferença entre economia circular e linear?

São diversas as diferenças apresentadas entre a economia circular e a linear. Os processos que envolvem cada uma delas são opostos.

Enquanto a economia linear baseia-se em retirar da natureza, produzir e logo após descartar o produto, a economia circular visa exatamente o contrário, tendo como objetivo reutilizar o produto que seria descartado.

Assim, um dos principais problemas que o formato linear apresenta é que ele não leva em consideração o lixo que essa produção e este descarte desencadeiam. Além disso, também não considera que as matérias-primas para essa produção podem chegar ao fim.

A economia circular surge então para propor essa nova visão: em que os recursos extraídos e produzidos, ao invés de serem descartados na natureza em formato de lixo, sejam reciclados e sigam em circulação como novos produtos. Acabando assim com a ideia de existência do lixo.

Para a economia linear o processo tem fim quando o produto é descartado. Já o conceito de economia circular apresenta que todo material ainda pode ser utilizado. Assim, o processo é cíclico, ou seja, não tem fim.

A economia circular é responsável por gerar uma preocupação maior com o meio ambiente, proporcionando formas equilibradas de consumo e novos formatos de produção.

Agente das mudanças que o mercado precisa

Agora que você sabe tudo isso, seja protagonista das mudanças que asociedade necessita. Faça parte de uma nova geração de profissionais capazes de transformar a sustentabilidade em vantagem competitiva.

Então, conduza mudanças impactantes no mundo conectadas aos desafios de sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O conhecimento para realizar isso você encontra no MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular.

Aqui, grandes nomes do mercado compartilham as principais experiências com você. Entre eles, Rony Meisler, CEO e cofundador da Reserva, e Sérgio Lazzarini, coordenador do Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental (Insper Metrics).

Saiba mais sobre essa formação sólida em nosso site. Seja PUCRS Online.

Comentários