E-commerce: o que é e quais vantagens desse modelo

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

E-commerce é uma abreviação do termo em inglês “electronic commerce”. Conhecido como comércio eletrônico, é um tipo de transação comercial realizada por meio de ferramentas online.

Portanto, um e-commerce é um modelo de negócio que viabiliza compra e venda pela Internet. Assim, é melhor de compreender que falar em comércio eletrônico vai além do desenvolvimento de um site.

Esse modelo de empreendimento se estrutura basicamente no ambiente digital, como dois processos importantes: vendas e atendimento ao cliente. Isso faz com que outras frentes dos negócios podem se organizar da mesma forma: marketing, controle de finanças e estoque.

Conheça os tipos de e-commerce:

  • B2B (Business to Business)
  • B2C (Business to Client)
  • Atacadista
  • Varejista
  • Produtos físicos
  • Produtos digitais

Mercado em expansão

O mercado de e-commerce brasileiro teve um salto em 2020, muito motivado pelos novos comportamentos ocasionados pela pandemia.

Se havia alguma incerteza do quanto o e-commerce pode ser uma aliada dos negócios, esse ano mostrou a efetividade dessa estratégia para expansão dos canais de comércio.

Vantagens de um e-commerce

Mas, se você ainda tem dúvidas, veja as vantagens de investir no comércio eletrônico:

  • Praticidade aos consumidores, que podem acessar sua vitrine de qualquer lugar. Inclusive, possibilitando a comparação de preços entre lojas;
  • Abrangência geográfica, a possibilidade que clientes de todo país consumam seus produtos e/ou serviços;
  • Funcionamento 24h, ou seja, na web seu negócio está sempre disponível para a hora que seus clientes precisarem;
  • Facilidade para acompanhar o perfil dos consumidores e, consequentemente, suas preferências de compra;
  • Portanto, a partir das informações coletadas, você consegue personalizar o atendimento ao cliente, aumentando as chances de fidelizá-lo;
  • Detalhamento de informações do produto, como marca, tamanho, peso, dimensões, fotos , vídeos, preço, fretes e tempo de entrega.

Cresça junto com este mercado

Vá além. Faça o MBA em E-commerce e Negócios Digitais e domine as ferramentas e técnicas para empreender com êxito em 2021.

Sendo assim, aprenda as melhores estratégias do mercado com os maiores nomes do setor, como Renato Mendes, que liderou a Netshoes na América Latina.

Comentários 1

Comentários

  • Cátia Francisca de Campos disse:

    Eu me interesso muito pelo e-commerce. Tenho um produto que eu negociava fisicamente, porém, com o advento da pandemia e isolamento social, fiquei sem poder trabalhar, pois faço parte de um Grupo de Risco.
    Quero aprender, para dar continuidade ao esse negócio em 2021.
    Vou acompanhando aqui, estou gostando dessa possibilidade do MBA.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *