Diversidade: como incluir o tema nas empresas

Diversidade na empresa, inclusão PCD, inclusão PNE, Diversidade de gênero, Diversidade étnica, Diversidade de raça, diversidade nas organizações, diversidade

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline.

Já dizia Paulo Freire, um dos pensadores mais importantes da Pedagogia: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”

Cada vez mais em discussão, a pauta da diversidade quando aplicada no ambiente de trabalho gera maior satisfação e aumento da criatividade dos profissionais.

E não é somente isso, adotar medidas em defesa da diversidade contribuem para que negócios alcancem resultados exponenciais.

É exatamente isso que uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company revelou: organizações em que os índices de diversidade de raças são elevados têm 35% mais chance de conquistar resultados acima da média.

Mas como incluir essa pauta dentro das empresas?

Não existe uma única área que deva se responsabilizar pelo início dessa discussão, mas é fundamental contar com o apoio das lideranças das empresas.

Reunimos quatro passos para caminhar em direção a um ambiente corporativo menos desigual e atento a assuntos bastante relevantes.

Diversidade – Passo nº 1

Antes de mais nada, faça o exercício do pescoço: olhe para sua direita e para sua esquerda. O que você vê? Se você está em home office, feche os olhos e lembre de cada um de seus colegas.

O que isso tem a ver com diversidade? Tudo. Quando sabemos o perfil étnico-racial dos colaboradores, esse diagnóstico ajuda na abordagem da igualdade racial e do que precisa ser mudado na cultura da empresa.

Diversidade – Passo nº 2

Depois de saber com quem você trabalha, é hora de traçar objetivos, como a realização de palestras e promoção de conteúdos que mostrem a importância de contratar, reter e desenvolver profissionais diversos.

Nesse sentido, é imprescindível a circulação de materiais educativos sobre diversidade com especialistas, como cartilhas, campanhas de comunicação e ações de endomarketing, que mobilizem todos os colaboradores, bem como fornecedores e clientes.

Diversidade – Passo nº 3

Muitas empresas deram o início à inclusão do tema nas organizações a partir do desenvolvimento de um comitê, responsável pelo andamento de ações e que não deixe a pauta ser esquecida.

Em alguns casos, foram contratados ou realocados profissionais para ocuparem cargos voltados exclusivamente ao trabalho da diversidade, como diretores e gerentes de Diversidade.

Diversidade – Passo nº 4

Menos de 30% de cargos de liderança são ocupados por negros, de acordo com o relatório “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em realidade semelhante estão as mulheres, que além de serem poucas em cargos de chefia têm salários inferiores aos homens.

Se não estão em destaque nas organizações, o fomento a representatividade precisa ser feito. Mas como? Abrir um espaço de escuta a colegas e demais colaboradores, a fim de identificar pontos de melhoria e construção da igualdade dentro da empresa.

É tempo de mudanças e incríveis descobertas

No PUCRS Online você consegue dar o primeiro passo para fazer a diferença na sua carreira e na de outras pessoas, transformando não somente sua vida, mas a sociedade na qual vivemos.

Reverter cenários de desigualdade racial, social e econômica passa pelo conhecimento. Aprenda com a experiência de nomes destacados da área de Humanas:

Mude a perspectiva e evolua ainda mais. Conheça nossos cursos de pós-graduação e MBA e as mais de 150 opções de certificações de curta duração.

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *