Quais as diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA?

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Descobrir quais são as diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA é um dos obstáculos encontrados pelos profissionais que decidem retornar à sala de aula.

Com o diploma em mãos, é natural surgirem dúvidas. Principalmente, no que se refere aos tipos de cursos disponíveis nas universidades para reciclar conhecimentos.

Antes de mais nada, é preciso entender que especialização e MBA são tipos de cursos de pós-graduação.

Ou seja, são palavras que, sim, correspondem a formações complementares ao Ensino Superior, mas que apresentam significados distintos.

Devido à confusão no entendimento dos termos, é bem comum encontrar artigos que usam especialização como sinônimo para pós-graduação. O que é incorreto.

Já o contrário é adequado, quando usamos a palavra pós-graduação como sinônimo tanto para descrever especialização quanto MBA.

Por causa disso, vamos focar no conceito de pós-graduação, especialização e MBA, para esclarecer as diferenças existentes entre eles.

O que é pós-graduação

Pós-graduação, como já vimos aqui no blog, é um curso destinado aos profissionais com diploma de graduação. Ou seja, quem obteve título de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Esse modelo de ensino tem, entre seus diversos objetivos, o objetivo de reciclar e/ou ampliar os conhecimentos aprendidos ao longo da graduação, complementando a formação inicial.

Além disso, tem a capacidade de preparar os profissionais para desenvolverem suas carreiras com maior propriedade.

Os cursos de pós-graduação podem ser Lato Sensu ou Stricto Sensu. Na prática, isso corresponde ao formato das capacitações regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Quer saber mais detalhes? Leia em Diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu: guia de níveis de pós-graduação.

A partir desse formato, os tipos de pós-graduação foram organizados em especialização, MBA, mestrado e doutorado.

Sendo assim, ser Lato Sensu ou Stricto Sensu determina a carga horária mínima dos cursos. Também representa como se dá a comprovação de conclusão, se em certificado ou diploma.

Os profissionais podem escolher um curso de pós-graduação em regime presencial ou à distância, no chamado de ensino online.

Especialização: o que é e suas características

Especialização é uma pós-graduação Lato Sensu destinada aos profissionais que estão no mercado de trabalho. Também é para aqueles que buscam um diferencial no currículo para conseguir uma oportunidade.

É uma capacitação que visa a desenvolver habilidades técnicas específicas em determinada área de formação. Como, por exemplo, um jornalista desejar aprender sobre Marketing Digital.

Em suma, é para quem deseja se aprofundar ou se atualizar em determinado segmento dentro de uma área do conhecimento.

Já o tempo mínimo de duração de um curso de especialização é de 360 horas, conforme determinação do MEC. O que representa, em geral, um ano e meio de estudo.

Se você optar pelo regime presencial, as aulas acontecem, geralmente, à noite e/ou aos finais de semana.

É comum que ao longo do curso os profissionais tenham que realizar tarefas extraclasse. Ou ainda, ter contato com novas ferramentas e métodos mais práticos em sala de aula.

Por isso, ao final da formação, o profissional recebe um certificado de especialista na área na qual dedicou seus estudos. Como por exemplo, especialista em Gestão de Pessoas: Carreiras, liderança e Coaching.

A especialização pode ser cursada tanto presencialmente quanto online. Contudo, precisa ser em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, a fim de garantir a qualidade do ensino.

A curta duração e a possibilidade de cursá-la a distância são pontos fundamentais àqueles que não dispõem de uma rotina que permita a adequação da agenda à regularidade das aulas.

Ou ainda para quem tem pressa para atualizar os conhecimentos e em aplicá-los no trabalho.

Para ingressar em uma especialização, em geral, as universidades solicitam o currículo e realizam uma entrevista com os profissionais, para confirmar se as expectativas deles vão ao encontro da estrutura do curso escolhido.

MBA: o que é e quais são suas características

MBA é a sigla, em inglês, de Master Business Administration. Também é um curso de pós-graduação Lato Sensu, destinado aos profissionais das áreas de Administração, Gestão e Negócios.

Geralmente, é uma formação procurada por profissionais que já tem um pouco mais de experiência na carreira. Além disso, têm como propósito a atuação em cargos de liderança ou gestão na organização que trabalham.

Deste modo, a maioria dos profissionais que se matriculam nesse tipo de curso são empresários, executivos e gestores.

MBA tem como intuito o aprofundamento de conceitos em Administração, além da visão estratégica do universo corporativo.

Assim como a especialização, o MBA tem carga horária mínima de 360 horas. As aulas são ministradas no período noturno de segunda a sexta ou nos períodos matutino e vespertino aos finais de semana.

Ao final da formação, os alunos devem entregar um trabalho de conclusão para obtenção de certificado, semelhante ao da especialização.

As aulas podem ser assistidas pessoalmente em uma universidade ou online por meio de plataformas digitais de ensino.

É comum que os profissionais interessados no MBA tenham de passar por entrevista presencial ou online. E, em algumas instituições de ensino, é levado em consideração as experiências no mercado de trabalho.

Semelhanças e diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA

Depois de entender o que cada um dos termos significa, é importante ressaltarmos as principais diferenças entre eles e suas semelhanças.

Área de atuação no mercado

Decidir entre uma especialização ou MBA não restringe a atuação do profissional, apenas direciona o caminho a ser percorrido.

O profissional procura a especialização para adquirir conhecimentos mais específicos que melhorem sua performance dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Assim, os profissionais cursam uma especialização para trabalhar com aquilo que estudou na pós-graduação, como Direito Penal, Marketing Digital, Psicologia Positiva, entre outros.

Quem opta pelo MBA, normalmente, quer aprender sobre os aspectos que subsidiam cargos de gestão e liderança nas empresas.

Os profissionais que se matriculam nele anseiam por conhecimentos que desenvolvam sua visão estratégica frente aos negócios que estão envolvidos.

Sendo assim, na especialização, a aquisição de novos conhecimentos pesa muito mais do que a ascensão para cargos de alto escalão ou gerenciamento de equipes e projetos, como no MBA.

Exigências

Por serem cursos de pós-graduação Lato Sensu, apresentam características semelhantes. Tanto a especialização quanto o MBA têm carga horária mínima de 360 horas, atendendo às exigências do MEC.

Os dois tipos de curso conferem aos profissionais concluintes um certificado com titulação de especialista, não um diploma.

De aspectos semelhantes, também apresentam a necessidade de desenvolvimento de um trabalho para obtenção de certificado de conclusão.

Além disso, para ingressar em quaisquer uma destas formações, os profissionais devem apresentar o diploma de graduação em bacharel, licenciatura ou tecnólogo em uma das áreas de conhecimento.

Objetivos

O profissional que escolher um MBA está, sem dúvida, interessado em ficar por dentro dos processos de gestão.

Seu foco está nos ambientes e comportamentos favoráveis ao empreendedorismo. Tem olhar atento aos conhecimentos pertinentes ao mundo dos negócios.

Contrário ao ponto de vista da administração de empreendimentos está a especialização.

O objetivo do profissional é apenas aprofundar determinado assunto. Um médico fazendo especialização em Neurologia ou Cardiologia, por exemplo.

E agora, qual é o próximo passo?

Neste artigo, ensinamos, entre outros pontos, a principal diferença entre pós-graduação, especialização e MBA.

A primeira lição que fica é que pós-graduação é um modelo de ensino. Já a especialização e MBA são tipos de cursos de pós-graduação Lato Sensu.

Não perca tempo, acesse outros conteúdos sobre carreira:

Outro aprendizado é que, ainda que especialização e MBA tenham propósitos diferentes, eles não restringem a atuação dos profissionais. Ambos os cursos servem apenas de orientação da carreira.

A ideia é que, a partir das diferenças entre pós-graduação, especialização e MBA, você selecione o curso que melhor se encaixa na sua realidade.

Afinal, uma pós-graduação deve ser aproveitada do início ao fim e não pode, em hipótese alguma, tornar-se um peso para o profissional.

Conheça nossas opções de cursos de pós-graduação e MBA online, além dos cursos de curta duração destinados para diplomados e não-graduados.

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *