Dia das Mães: 4 características para aplicar na carreira

dia-das-mães-carreira-2021

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Nada melhor que aproveitar o Dia das Mães, comemorado neste domingo, para destacar alguns dos muitos aprendizados que podemos ter da relação entre mães e filhos.

De uma forma geral, maternidade é marcada por características comuns, como força e resiliência. Então, quais características do comportamento materno pode ensinar sobre carreira?

4 características maternas para aplicar na carreira

Seja um exemplo

Muitos especialistas falam que, para que os filhos sintam gosto pelas verduras e legumes, é fundamental ver que os adultos também comem. Essa lógica também deve funcionar nas organizações. Por exemplo, se os profissionais de Recursos Humanos e Gestão exigem determinadas posturas de seus colaboradores, esses devem ser os primeiros a tê-las.

Como muitas mães falam: “educa-se não pela fala, mas pelo exemplo”.

Organização: aliada das mães

“Como você consegue dar conta de tudo?”, as mães que trabalham ouvem com frequência. Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, não precisa ser equilibrista. Como o tempo é escasso, o segredo delas é a organização.

Se você está com dificuldade no trabalho, lembre-se daquelas que dividem seu tempo entre maternidade e carreira: tenha um planejamento e defina suas prioridades.

Certamente, dessa forma, sua saúde mental, seu bem-estar e a qualidade de vida pessoal e profissional irão melhorar.

Aconteceu alguma coisa?

Pode-se afirmar que a maioria das mães já dirigiu esse questionamento aos filhos, sem que esses tivesse expressado algum descontentamento. Elas não têm o dom da adivinhação, pasme. As mães, na verdade, conseguem ler seus filhos porque estão atentas a eles.

Tenha olhos para ler seus colegas, identificando não somente as dificuldades que pode estar enfrentando no trabalho como em casa. Além disso, entenda que ser empático resolve muitos problemas e gera engajamento.

Saiba dizer não

Comer doce antes do almoço ou comprar um brinquedo caro. Esses são parte dos questionamentos diários que elas precisam responder, buscando sempre o que acreditam ser melhor para os filhos. O que exige, muitas vezes, persuasão.

Seja para dar um aumento salarial quanto para aceitar a proposta de um novo trabalho ou cargo, aprenda a dizer não e também sim. Pode ser que a resposta que você der lhe cause algum desconforto, mas pense que a longo prazo pode ter sido a melhor escolha.

Afinal, não é uma tarefa fácil tomar decisões – e as mães precisam tomá-las o tempo todo.

Descubra como potencializar sua carreira agora

A maternidade não se ensina em sala de aula. Mas as skills exigidas por recrutadores, gestores e empresas sim. Esteja sempre à frente, atualizando-se em relação aos assuntos mais relevantes e áreas mais promissoras do mercado.

Então, desenvolva habilidades e técnicas para seu aperfeiçoamento profissional com grandes referências nacionais e internacionais. E algumas delas também são mães. Faça parte da comunidade de mais de 15 mil alunos do PUCRS Online.

Comentários 0