Comunicação assertiva: entenda a importância

comunicação assertiva

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

A comunicação assertiva vem se tornando cada vez mais essencial para diferenciar um bom líder.

Desde o início da pandemia, o home office se instalou e parece que veio para ficar. Com a distância, a comunicação tornou-se uma das principais ferramentas para manter a equipe unida e com um mesmo foco.

Nesse momento de tantas transformações, o bom líder precisa de assertividade. Afinal, líderes com comunicação assertiva se diferenciam pela proatividade e pela capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva. Além de saberem ouvir, dizer não quando necessário e agir com imparcialidade.

Mas, você sabe qual o real significado da palavra assertividade? Descubra com essa leitura e torne-se um líder de sucesso.

O que é comunicação assertiva?

Considerada uma das principais competências de um profissional de sucesso. A comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

Bem como, é esta capacidade que demonstra o nível da sua inteligência social. Ou seja, ela que evidencia sua habilidade de se relacionar com os outros e a de conquistar a colaboração das pessoas.

Além disso, ser assertivo faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse. Afinal, você consegue lidar melhor com a sua comunicação de forma mais prática e leve.

Quais os benefícios da comunicação assertiva?

A comunicação assertiva fornece vários benefícios que podem ser úteis tanto no trabalho quanto em outras áreas da vida.

Um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa são ruídos ou falhas que uma comunicação ineficaz pode gerar. Isso porque, conflitos, retrabalho e mau entendidos geralmente acontecem quando a mensagem não é transmitida de forma clara ou não há o diálogo.

A assertividade é essencial para um bom líder nesse contexto. Afinal, quando os funcionários são comunicados de forma assertiva e são ouvidos em suas dúvidas, o trabalho tem muito mais chances de ser produtivo.

Por isso, em geral, as pessoas assertivas se tornam grandes líderes. Afinal, gestores que tratam as pessoas com justiça e respeito, tendem a ser tratados da mesma forma.

Mas não são só esses os benefícios. A comunicação assertiva traz ainda uma série de outras vantagens, como:

  • melhora a capacidade de expressão, a imagem do gestor e, consequentemente, da empresa;
  • aumenta o respeito dos colaborados, do mercado e da concorrência;
  • auxilia na resolução de conflitos;
  • ajuda na capacidade de negociação;
  • denota mais credibilidade;
  • reduz o estresse por situações ocasionadas pelos ruídos de comunicação.

Apesar de muitos acharem que a comunicação assertiva é um dom, na verdade, ela é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada. Como vimos, ela traz diversos benefícios e, com prática, pode até se tornar uma capacidade natural.

Dicas para praticar a comunicação assertiva

Agora você já sabe que a comunicação assertiva é uma habilidade que traz muitas vantagens e que pode ser trabalhada. Então, confira algumas dicas de como fazer isso na prática:

Atente às suas falas

Analise a forma como você se comunica e se expressa e verifique se é ofensivo de alguma forma. Contudo, lembre-se de incluir o estilo de linguagem, o tom de voz e expressões faciais e corporais.

Demonstre compreensão

Observe como as pessoas com quem você está tentando se comunicar, se comunicam. Essa análise vai ajudar a adaptar a sua forma de se expressar com a capacidade de entendimento.

Perceba mais do que palavras

Aprender a compreender a comunicação não-verbal é essencial para entender como as pessoas estão se sentindo ou compreendendo determinada informação. O corpo fala través de gestos, expressões e postura.

Fale no momento certo e tenha embasamento

Aprenda a identificar o momento certo de abordar cada assunto. Além disso, antes de falar esteja bem embasado em pesquisas, dados e outras fontes que possam suprir dúvidas ou questionamentos. Isso favorece a capacidade de argumentação e diálogo e, consequentemente, favorece a comunicação assertiva.

Gostou? Então, vá além. Desenvolva todas as suas potencialidades com o MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 do PUCRS Online e torne-se um líder de sucesso.

Aliás, confira também 9 livros imperdíveis para desenvolver a sua carreira.

Seja especialista, seja PUCRS Online.

Comentários 0