Como a IA encontrou espaço em meio à pandemia?

big data,ciência de dados,curadoria de informações,data science,IA,inteligência artificial,negócios,Ricardo Cappra,Salim Ismail,tecnologia,transformação digital

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline.

O que a Inteligência Artificial (IA) e um ex-presidente dos Estados Unidos têm em comum?

“Mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente certamente perderão o futuro.”

John Kennedy

Sem nem imaginar o que estaríamos passando em 2020, John Kennedy proferiu essa frase quando ainda comandava os EUA, diretamente da Casa Branca, em Washington. Ainda cheia de significados, a fala de Kennedy faz todo sentido.

Com a disseminação do COVID-19, diversas mudanças se mostraram fundamentais, como a necessidade do distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.

Diante desse contexto mundial, a Inteligências Artificial viu uma oportunidade de se fazer ainda mais presente na vida das pessoas, contribuindo, de fato, para o combate do vírus.

Descubra de que forma a tecnologia está dando mais segurança às pessoas durante esse período:

IA e a curadoria de informação

Diante da pandemia, manter as pessoas atualizadas sobre os avanços no tratamento e na prevenção do COVID-19 é crucial para evitar o pânico e, principalmente, a propagação do vírus.

Para isso, jornalistas e demais profissionais da Saúde vem orientando a população com conteúdos especializados.

Já a IA está auxiliando na verificação de informações presentes na internet, auxiliando na atualização de novidades e garantindo assim a qualidade dos informativos publicados.

Afinal, seu sistema permite a realização de rondas por minuto que filtram dados e apuram possíveis informações falsas, evitando assim o crescimento de boatos e especulações.

Você pode se interessar pelo artigo Infoxicação: como evitá-la em tempos de COVID-19.

IA e a projeção de propagação do COVID-19

Para dominar a doença, é fundamental que a transmissão do vírus seja controlada. Além da adoção de medidas de contenção, como fechamento de fronteiras e isolamento social, alguns países estão complementando com o uso de tecnologia.

Através de formulários, populações respondem perguntas quanto aos sintomas e práticas de quarentena. Essas respostas são relacionadas a um algoritmo baseado na localização de cada pessoa para que, dessa forma, seja identificado possíveis focos de contaminação.

Aqui, o uso da tecnologia prevê facilitando autoridades locais na implementação de medidas para retardar a transmissão.

Saiba mais sobre como reduzir a exposição ao vírus no artigo COVID-19: como tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

IA e o suporte a centros de saúde e pacientes

Quando a chegada do vírus foi confirmada, hospitais do mundo todo ficaram sobrecarregados, porque muitas pessoas buscavam a avaliação de seus sintomas e tratamentos.

Para aliviar esse volume, assistentes virtuais gratuitos como o Hyro foram desenvolvidos para facilitar profissionais no atendimento de pacientes.

Essa tecnologia reúne informações com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Sendo assim, talvez você queira ler sobre medidas para combater o estresse durante o distanciamento social. Clique aqui.

E qual será o próximo desafio?

Como vimos, a Inteligência Artificial é uma grande aliada dos negócios. E como o mundo muda muito, outras oportunidades irão surgir.

Você está pronto para enfrentar novos desafios?

Prepare-se junto com nossos professores, que são referências em temas relacionados à Tecnologia, como Salim Ismail (diretor-fundador da Singularity University), Ricardo Cappra (referência mundial em ciência de dados) e Cris Arcangeli (jurada no Shark Tank Brasil, da Sony).

Nós, do PUCRS Online, reunimos as maiores referências nacionais e internacionais, capazes de transmitir suas experiências de mercado e acadêmicas para você estar à frente.

Potencialize sua performance profissional com nossos cursos de pós-graduação e MBA Online. Conheça algumas opções:

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *