INSCREVA-SE

Transformação Digital e o Futuro dos Negócios

content

A transformação digital revolucionou a maneira como as empresas operam, moldando o futuro dos negócios de uma forma nunca vista. A pandemia de COVID-19 acelerou esse processo de mudança, e as empresas que se adaptaram e adotaram estratégias de transformação digital foram as que melhor se saíram. Neste artigo, vamos explorar os desafios e oportunidades da transformação digital e como as empresas podem se adaptar a essa nova realidade, criando ambientes de trabalho seguros e saudáveis ​​para seus colaboradores.

Aceleração da Transformação Digital durante a Pandemia

No atual cenário em que vivemos, acompanhamos um avanço constante de mudanças nas nossas vidas, nas organizações e na sociedade como um todo. A pandemia de COVID-19 forçou as empresas a repensarem as suas operações e a adotarem a transformação digital como uma necessidade para sobreviver e prosperar. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de carreira Korn Ferry, 85% das empresas aderiram ao trabalho remoto durante a pandemia. Este é um exemplo de como as organizações precisam se adaptar para continuar operando.

Muitos aspectos da vida cotidiana passam por atualizações constantes, como nossos espaços, relacionamentos e mecanismos de convívio social. No ambiente corporativo, nenhuma mudança é maior que a Transformação Digital.

 

Estratégias para a Transformação Digital

A transformação digital está relacionada com a cultura organizacional, tendo em vista a adoção de estratégias e novas formas de pensar, considerando as tecnologias disponíveis para facilitar o trabalho, como a IA (Inteligência Artificial), a IoT (Internet das Coisas) e a Data Science (Ciência de Dados). Para enfrentar os desafios da transformação digital, as empresas devem adotar estratégias estratégicas. Confira alguns exemplos:

  • Investimento em Tecnologia: As empresas precisam investir em tecnologias que suportem o trabalho remoto, automação de processos e análise de dados. Isso pode aumentar a eficiência e a competitividade.
  • Cultura de Inovação: É essencial criar uma cultura de inovação, incentivando os funcionários a buscar novas soluções e adotar novas tecnologias. Um relatório feito pela consultoria ACE Cortex mostra que 78% dos profissionais acreditam que a cultura da inovação amplia o sucesso dos negócios e abre novas oportunidades, mercados e clientes.
  • Treinamento e Capacitação: Oferecer treinamento e capacitação constante para os funcionários é fundamental. Isso os ajuda a se adaptarem às novas tecnologias e a se manterem atualizados.
  • Cibersegurança: Com o aumento do trabalho remoto, a segurança da informação se tornou um desafio. Investir em cibersegurança é essencial para proteger dados sensíveis.
  • Análise de Dados: A análise de dados é uma parte crucial da transformação digital. Ela fornece informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas.

O conjunto de estratégias impacta diferentes áreas da empresa, como a definição dos referenciais de planejamento do ponto de vista estratégico, o desenho organizacional, as funções e perfis dos profissionais e as estratégias para o processo de mudança organizacional decorrente.

Os aspectos tecnológicos do processo são consequência de uma nova forma de entender e organizar o negócio no mundo digital, com foco nos clientes, na cooperação com os parceiros, nos dados vistos como econômicos organizacionais, na inovação por experimentação e na geração de uma proposta de proposta de valor que diferença e posição estrategicamente a organização no novo cenário dos negócios.

 

Mude empresas a partir da Transformação Digital

Na transformação digital, os principais fatores críticos de sucesso são (a) as pessoas, habilidades e motivadas; (b) uma liderança inspirada; (c) a capacidade da organização construir uma visão de futuro poderosa e compartilhada.

Naturalmente, é mais fácil implementar processos digitais em empresas novas, sejam elas startups ou não. Fazer com que uma organização tradicional esteja preparada para enfrentar os espaços digitais e as novas oportunidades que o ambiente do século XXI oferece pode ser uma tarefa desafiadora.

O grande obstáculo para as empresas é trazer uma cultura analógica para o digital. Este modelo analógico está presente nas infraestruturas, pessoas, líderes, modelo de negócio e até mesmo na forma como a empresa se relaciona com o mercado, clientes e concorrentes.

À medida que organizações que abrem mão dessa transição para a cultura digital podem se tornar irrelevantes, perder o mercado e seguir o rumo de outras organizações que foram líderes de seus segmentos no passado e hoje simplesmente deixaram de existir. Em resumo, a transformação digital é uma realidade que veio para ficar, e as empresas que se adaptarem a essa nova era terão uma vantagem competitiva significativa.

Ficou interessado no assunto? O MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data reúne grandes nomes do mercado, que apresentam temas relevantes para fazer de você um profissional mais preparado para enfrentar as mudanças constantes.

Aprenda com Ricardo Cappra (fundador do Cappra Institute for Data Science), Salim Ismail (diretor e fundador da Singularity University) e Lisiane Lemos (especialista em Soluções para Empresas de Tecnologia) e soluções modernas, eficientes e inovadoras para seus clientes e negócios.

 

Este artigo foi originalmente escrito por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e professor da PUCRS Online.

Comentários