Autogestão: 5 dicas para desenvolvê-la

Autogestão, gerenciamento do tempo, autoconhecimento, delegar funções, ferramentas de gestão

A autogestão será uma das habilidades mais importantes do cenário da pós-pandemia, apontam 95% dos CEOs brasileiros. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo portal de empregos Indeed com 130 líderes.

Sendo assim, separamos 5 dicas para você melhorar sua capacidade de gerenciamento na vida pessoal e profissional.

Então, aproveite e desenvolva todo o seu potencial com essa seleção:

5 dicas de autogestão para desenvolver na vida pessoal e profissional:

1 – Gerencie o seu tempo

Primeiramente é preciso aprender a administrar o uso do seu tempo. Atualmente, existem diversas ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa. Apps como Todoist e Focus, ajudam no foco e na gestão, por exemplo. Além disso, é possivel utilizar diversas técnicas para suas gerenciar atividades, compromissos e necessidades. Entre os métodos estão: o uso de post-its, de planilhas ou de mapa mental. O importante é conseguir manter a organização e a produtividade.

2 – Invista em autoconhecimento

Para uma boa autogestão é preciso também conhecer os seus limites. Por isso, faça uma análise dos seus pontos fracos e das suas potencialidades e descubra quais os fatores que impactam a sua motivação e energia. Conhecendo seus pontos fortes e fracos, você entendera quais são as dificuldades encontradas no dia a dia e o que é preciso fazer para lidar com elas. Contudo, você ainda tem a possibilidade de buscar competências no que ainda precisa aperfeiçoar.

3 – Aprenda a delegar funções

Quais são as tarefas que somente eu posso resolver? Essa é a pergunta que você deve se fazer e se concentrar nela. Fora isso, delegue funções. Tenha em mente que autogerenciar não significa fazer tudo sozinho. Portanto, delegar atividades que não fazem parte de suas reais competências vai ajudá-lo a ganhar tempo e qualidade no que faz.

4 – Saiba dizer “não”

Seja sempre realista e transparente com seus gestores e colaboradores. Coloque na sua lista de tarefas apenas aquelas com que você pode realmente se comprometer e terá tempo de fazer. Dessa forma, você conseguirá estabelecer uma relação de confiança.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Apoie-se na tecnologia para otimizar tarefas que consomem muita energia. São inúmeras as opções e possibilidades: Microsoft To Do, Excel, Agenda, Planner, Trello, Jira, entre outras. Então, escolha a que fizer mais sentido e for mais eficaz para o seu dia a dia. Colocar tudo em uma ferramenta pode parecer um processo trabalhoso, mas depois você irá perceber um ganho de organização considerável e mais seguro de que tudo está sob controle.

Além disso, descubra também 3 aplicativos para aprimorar a sua produtividade.

Gostou das dicas? Então, comece a colocar em prática agora mesmo. Afinal, a chave do futuro está nos relacionamentos e nas pessoas.

Desenvolva todo seu potencial com a pós-graduação em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching do PUCRS Online.

Seja especialista. Matricule-se agora.

Comentários 0