COVID-19: como tornar o ambiente de trabalho mais seguro

como trabalhar home office, higiene no trabalho, limpeza no trabalho, prevenção de riscos no trabalho, medidas de higiene, prevenção no trabalho, segurança no trabalho, controle de riscos

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Há um desejo unânime entre as pessoas: o combate ao COVID-19. A necessidade de redobrar os cuidados com higienização e implatação do distanciamento social se mostraram fundamentais nos países em que os índices da doença regrediram.

Entretanto, alguns profissionais já estão com os dias de home office contados para chegar ao fim. Para muitos desses colaboradores a grande pergunda que fica é se, de fato, estarão seguros.

Do outro lado, estão diretores, gestores e líderes de áreas preocupados em como diminuir a exposição de suas equipes ao COVID-19.

Então, como retornar às atividades reduzindo os níveis de exposição do COVID-19?

Não existe outro caminho, as organizações precisam planejar a volta ao trabalho, considerando as orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como retornar após período de isolamento social causado pelo COVID-19?

Antes de comunicar a data para retorno dos profissionais ao ambiente de trabalho, certifique-se de que a empresa está realmente preparada para esse momento.

Pode parecer simples, mas exige um planejamento atento à saúde e à segurança de todos. Afinal, os profissionais devem ser protegidos dos riscos ocupacionais aos quais podem estar expostos.

Nesse sentido, é importante realizar uma análise, avaliação e práticas de controle de riscos. Para isso, a empresa deve estar ciente do contexto jurídico, conceitos, análise de riscos, processos de avaliação e controle e o papel desempenhado por todos os envolvidos no processo.

Além disso, outros pontos precisam de atenção, como:

  • Mapeie e realize as adaptações na estrutura do local de trabalho e na organização do trabalho com o intuito de reduzir a transmissão da COVID-19. Uma estratégia escolhida por boa parte das empresas é retomar por fases, informando os colaboradores sobre as mudanças antes de regressarem ao trabalho.
  • Inclua os profissionais do serviço de saúde e de segurança no trabalho na discussão e implantação das mudanças.
  • Identifique os profissionais que integram o grupo de risco ou que residam com pessoas em estado de saúde vulnerável. Elas devem seguir em regime de teletrabalho, sendo as últimas a retornarem às atividades na empresa.
  • Muitos colaboradores podem apresentar quadros de ansiedade e estresse devido à preocupação com a possibilidade de contágio da COVID-19. Forneça informações sobre medidas para controlar esses sintomas e reforce as orientações da OMS a respeito do distanciamento, uso de máscaras e higienização de mãos, braços, roupas, sapatos e objetos.

Gestores e profissionais: dicas para prevenção no trabalho

Como se pode perceber, os primeiros passos são dados pela empresa, a fim de oferecer um espaço de trabalho seguro e adequado ao momento atual.

Junto disso, os profissionais precisam cumprir sua parte, adequando-se às medidas de segurança e saúde coletiva.

Veja algumas dicas para reduzir a exposição ao COVID-19 no trabalho:

  • Em casos em que seja disponibilizado os equipamentos de proteção individual (EPI), use-os corretamente.
  • Reduza ao máximo o contacto físico entre profissionais, evitando reuniões e intervalos com aglomeração de pessoal. Ainda, evite a realização de visitas de clientes, aconselhando-os ao contato por telefone, e-mail e outros canais de atendimento da empresa.
  • Aos gestores, cabe orientar que os profissionais trabalhem afastados uns dos outros, além de providenciar que aqueles com doenças crônicas, familiares em grupo de risco e gestantes realizem suas atividades de casa.
  • Use sabão, água e antisséptico adequado às mãos com frequência.
  • Se não houver uma equipe especializada, limpe sua área de trabalho, especialmente bancada, ferramentas, objetos e outras superfícies em que as pessoas tocam frequentemente.
  • Oriente e busca informações sobre a etiqueta respiratória (tossir e espirrar), a correta higiene das mãos e o uso de máscaras.

Hoje é a COVID-19. E amanhã?

A pandemia da COVID-19 mexeu com todo mundo, pessoal e profissionalmente. Afinal, quando a economia é afetada, não há quem fique de fora da crise.

Aos poucos, com o controle da doença, haverá a retomada das atividades, exigindo uma nova adaptação das pessoas.

Se as mudanças são constantes, como vemos ao longo da história, como estar preparado e não ser pego de surpresa quando uma nova crise chegar?

O segredo é se manter atualizado, dando prioridade ao conhecimento.

Para isso, o PUCRS Online reúne as maiores referências nacionais e internacionais, capazes de transmitir suas experiências de mercado e acadêmicas para você aperfeiçoar sua performance profissional.

Desenvolva-se com nossas 42 opções de cursos de pós-graduação e MBA e mais de 150 opções de Certificações Profissionais de curta duração.

Grandes nomes do mercado aguardam por você.

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *