8 atitudes para alcançar o Estado de Flow

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline.

Estado de Flow é a capacidade dos indivíduos imergirem completamente no momento presente, conforme o criador do conceito de Flow, Mihaly Csikszentmihalyi.

Em tempos de distanciamento social, uma das maiores dificuldades dos profissionais está em se concentrar no home office. Trabalhar remotamente exige, entre outros pontos, foco.

Mas como alcançar o Estado de Flow quando há filhos correndo pela casa, cachorro do vizinho latindo ou outras situações que tiram sua atenção?

Se você também está enfrendo outras dificuldades, leia o artigo Estresse: como lidar com ele durante o confinamento.

8 atitudes para alcançar o Estado de Flow

Para ajudar, reunimos oito atitudes que os profissionais podem ter para melhorar sua capacidade de concentração. Ou seja, elas ajudam você a encontrar o estado de consciência em que corpo e mente estão em equilíbrio.

As dicas são inspiradas nos estudos de Csikszentmihalyi.

#1 Enxergue o trabalho como um jogo, contribuindo para que você pare apenas quando concluir a demanda.

#2 Concentre-se em uma atividade por vez. Isso vai exigir organização e definição de prioridades.

#3 Autocrítica é ótima quando usada na medida certa. Se ela paralisa você e faz com que seu foco esteja apenas nos seus pontos de melhoria, é hora de revê-la para que sua atenção seja direcionada para o que realmente importa.

#3 Estabeleça metas desafiadoras, mas realistas. Equilíbrio é tudo!

#4 Busque realizar o máximo de cada a atividade, elevando seu nível de experiência e produtividade.

#5 Faça o que você ama e o resultado será um profissional mais engajado, produtivo e concentrado, que faz diferença nos negócios e projetos que participa.

#6 Não busque apenas o resultado final, mas seu crescimento pessoal e profissional.

#7 Acabe com a procrastinação e com a vontade de deixar atividades cotidianas para depois.

#8 Permita-se deixar levar pelo processo de realização da atividade. Ou seja, não realize uma tarefa com a cabeça em outra. Tenha foco.

Fortaleça sua performance profissional

Aprenda mais sobre como o Estado de Flow pode aperfeiçoar sua carreira, com Mihaly Csikszentmihalyi nos cursos de pós-graduação:

Expanda seus conhecimentos a partir da experiência de mais de 400 referências nacionais e internacionais em diferentes áreas do conhecimento. Entre para o PUCRS Online.

Comentários 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *