INSCREVA-SE

8 atitudes para alcançar o Estado de Flow

Estado de Flow é a capacidade dos indivíduos imergirem completamente no momento presente, conforme o criador do conceito de Flow, Mihaly Csikszentmihalyi. 

 

Está sem tempo de ler agora? Ouça o artigo. Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

 

Em tempos de distanciamento social, uma das maiores dificuldades dos profissionais está em se concentrar no home office. Trabalhar remotamente exige, entre outros pontos, foco. Mas como alcançar o Estado de Flow quando há filhos correndo pela casa, cachorro do vizinho latindo ou outras situações que tiram sua atenção?

 

Se você também está enfrendo outras dificuldades, leia o artigo Estresse: como lidar com ele durante o confinamento.

 

8 atitudes para alcançar o Estado de Flow

Para ajudar, reunimos oito atitudes que os profissionais podem ter para melhorar sua capacidade de concentração. Ou seja, elas ajudam você a encontrar o estado de consciência em que corpo e mente estão em equilíbrio. As dicas são inspiradas nos estudos de Csikszentmihalyi.

 

#1 Enxergue o trabalho como um jogo, contribuindo para que você pare apenas quando concluir a demanda.

#2 Concentre-se em uma atividade por vez. Isso vai exigir organização e definição de prioridades.

#3 Autocrítica é ótima quando usada na medida certa. Se ela paralisa você e faz com que seu foco esteja apenas nos seus pontos de melhoria, é hora de revê-la para que sua atenção seja direcionada para o que realmente importa.

#3 Estabeleça metas desafiadoras, mas realistas. Equilíbrio é tudo!

#4 Busque realizar o máximo de cada a atividade, elevando seu nível de experiência e produtividade.

#5 Faça o que você ama e o resultado será um profissional mais engajado, produtivo e concentrado, que faz diferença nos negócios e projetos que participa.

#6 Não busque apenas o resultado final, mas seu crescimento pessoal e profissional.

#7 Acabe com a procrastinação e com a vontade de deixar atividades cotidianas para depois.

#8 Permita-se deixar levar pelo processo de realização da atividade. Ou seja, não realize uma tarefa com a cabeça em outra. Tenha foco.

 

Fortaleça sua performance profissional

Aprenda mais sobre como o Estado de Flow pode aperfeiçoar sua carreira, com Mihaly Csikszentmihalyi nos nossos cursos de pós-graduação:

Expanda seus conhecimentos a partir da experiência de mais de 500 referências nacionais e internacionais em diferentes áreas do conhecimento. Entre para o PUCRS Online.

Comentários