4 riscos existentes na gestão financeira

4-riscos-existentes-na-gestao-financeira

Todo negócio lida diariamente com riscos e oportunidades, mas nenhum gestor admite perder dinheiro sem um bom motivo.

Para que isso não aconteça, se atentar as principais ameaças que podem impactar o caixa ou até o futuro do negócio se torna uma necessidade para o departamento financeiro.

Fique por dentro de 4 riscos financeiros existentes e evite surpresas desagradáveis:

Riscos de crédito

Este risco sempre existirá. Ainda que o rating da sua empresa seja muito bom, sempre haverá a possibilidade de você enfrentar dificuldades financeiras que prejudiquem o negócio. Se o seu negócio vende a prazo, por exemplo, corre o risco de crédito. Negócios que administram empréstimos e financiamentos, também.

Riscos de liquidez

Quando não existe um trabalho de gestão financeira eficiente, a empresa corre risco de liquidez. Isso porque sem uma boa gestão, consequentemente, a capacidade de pagar as despesas, funcionários e dívidas, por exemplo, fica comprometida. Afinal, existem alguns investimentos que são convertidos em retorno financeiro mais rápido do que outros. E essa facilidade ou dificuldade em recuperar essas aplicações, sem que desvalorizem, trata-se do risco de liquidez.

Riscos de mercado

Esse risco também é bem complicado de evitar, afinal ele tem relação direta com as oscilações na bolsa de valores. Empesas que investem em mercado de ações, por exemplo, estão sujeitas a sofrerem risco de mercado. Isso porque a variação pode afetar positiva ou negativamente os ativos do negócio, gerando lucro ou prejuízo. Nesse contexto, para minimizar a ameaça, é ideal que o gestor sempre analise e identifique quando as condições são favoráveis ou não para fazer investimentos.

Riscos operacionais

Por fim, de todos os riscos que vimos até aqui, talvez esse seja o mais complicado de prever. Esse risco tem relação com possíveis erros que possam acontecer durante operações financeiras: seja por falha humana, de processo, sistemas ou até mesmo outros fatores.

Sendo assim, o melhor é sempre tentar garantir que as operações do seu negócio sejam realizadas de forma organizada, otimizando tarefas a fim de evitar erros.

Descubra as 6 grandes tendências de negócios para 2022.

Ficou interessado em aprender ainda mais sobre temas como esse? Então, conheça a pós-graduação em Contabilidade, Gestão Financeira e Fiscal do PUCRS Online e prepare-se para atuar na gestão contábil, financeira e tributária das empresas de forma estratégica.

Matricule-se ainda em maio e garanta 20% de desconto. E ainda escolha a modalidade de pagamento. Pague em até 36 vezes ou em 18 vezes com primeira parcela após 180 dias. É a sua chance de ter o PUCRS Online no currículo. Não desperdice.

Aqui você é protagonista da sua jornada de aprendizagem e escolhe quando e onde aprender com as maiores referências do mercado.

Escolha um caminho completo, original e de excelência. A melhor opção para seu desenvolvimento profissional precisa ter um altíssimo nível de satisfação. Seja PUCRS Online.